O período é de férias e muitas crianças aproveitam a época para se divertir. Seja no parque, no sítio ou na praia, os adultos devem ficar atentos a eventuais ocorrências que possam comprometer a saúde das crianças. No período de recesso escolar, é comum que os pequenos sofram com fraturas, principalmente por conta de bicicletas. De acordo com o doutor Marcelo André Rocha Ostrowski, membro da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), é comum ver crianças sendo transportadas em uma garupa de bicicleta. Apesar da brincadeira, é importante se atentar aos equipamentos de segurança, até mesmo nos casos de diversão.

Uma das principais lesões nessa atividade envolvem o pé preso na bicicleta. “Ela (a criança) não fica com a perninha aberta todo momento e, por algum descuido, enfim, o pezinho entra entre o quadro da bicicleta e a roda, e isso prende no raio da bicicleta. Então ela é conhecida por lesão no raio de bicicleta e é bastante frequente”, afirma o especialista. Ouça mais detalhes na entrevista realizada com o doutor Marcelo no Ponto de Encontro:

 

Por isso, a recomendação é utilizar capacete, joelheiras e cotoveleiras nas crianças, principalmente se elas forem muito novas, ao andar de bicicleta. Uma cadeirinha também é ideal, já que irá posicionar a criança de forma correta na bicicleta, evitando possíveis acidentes como o pé se trancando no raio. O doutor Marcelo ainda destaca que os equipamentos não previnem somente lesões ortopédicas, mas sim outros problemas, como um traumatismo craniano, quebra de dentes e muito mais. Além da bicicleta, o mesmo vale para outros itens, como patins e patinete.