Por: Edi Carlos De Rezende

Os mil setecentos e noventa (1790) idosos que integram os 57 Grupos de Idosos da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) visitarão a cidade de Urussanga nas próximas semanas. Nesta segunda-feira (30 de abril) o primeiro grupo com 160 idosos chegou à Urussanga, por volta das 15h15min, recepcionados pelos Prefeitos de Urussanga e o de Criciúma, além de outras lideranças das duas cidades.

De acordo com a Coordenadora do Departamento de Clubes de Mães e Grupo de Idosos da Afasc, Nézia João Pereira, o objetivo do “Passeio de Trem” é resgatar a história dos antepassados imigrantes que vieram para Criciúma e região. A atividade garante o melhor convívio dos idosos do município. Os passeios vão relembrar a história e ainda dar a oportunidade para alguns que nunca viajaram a bordo de um trem.  A recepção foi muito mais do que esperávamos”, garante Nézia.

As viagens sairão por volta das 13 horas, da Estação do bairro Pinheirinho, em Criciúma, chegando no município de Urussanga um pouco depois das 15 horas. Uma tenda com capacidade para acolher o número de visitantes foi montada ao lado da Central de Informações Turísticas e sede da ProGoehte, no Bairro da Estação.

Em solo Urussanguense os idosos poderão verificar os trabalhos de artesanato, que são confeccionados pelos grupos de mães da cidade.  Os visitantes podem, ainda, conhecer mais sobre “Os Vales da Uva Goethe”. E para completar tem um delicioso lanche de confraternização servido para os participantes. A tarde descontraída tem momento para fazer fotos nos cenários preparados para a recepção dos idosos, como o bonecos italianos gigantes, roupas de época etc.

“Qualquer expressão que possa trazer pessoas para conhecer a nossa cultura e história é importante para o turismo da cidade. Verificamos este momento demostra o carinho que a região tem por Urussanga.  Lembramos que no dia 07 de junho os idosos de Urussanga poderão participar de um desses passeios. Levaremos, de ônibus, até Criciúma, um grupo com 70 pessoas e de lá voltam ao município a bordo do Trem”, complementa Cancellier.

O repórter Edi Carlos esteve na chegada do Trem, ouça:

 

É sempre um prazer receber as pessoas das cidades vizinhas, pois eles sempre levam algo de bom da cidade de Urussanga. Isto é gratificante para nós, diz a a Primeira Dama de Urussanga e Presidente de Honra da Auras, Thaise Talamini. Confira:

O Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro que também esteve presente no evento relatou que foram muito bem recebidos pelo Prefeito Gustavo. Acrescentou que pessoas que participaram deste passeio só andavam de trem, quando eram crianças. Na época era o único meio de transporte que havia. “Escolhemos Urussanga como destino, exatamente, pelas características que a cidade possui. Gente acolhedora, um município que preserva as origens. É um momento inesquecível para os idosos que tanto ajudaram no progresso de nossa região. Poder conversar com cada uma dessas pessoas é ver um pouco de minha mãe e de meu pai. Meu pai era mineiro, minha mãe e minha avó eram agricultoras. Vejo um pouco de cada um nestas pessoas. É muito bom conversar com estes idosos de Criciúma”, declara Salvaro.

O repórter Edi Carlos conversou com o prefeito, ouça:

 

A Primeira Dama de Criciúma e Presidente de Honra da Afasc, Adriana Goulart Salvaro, estava feliz por poder participar deste primeiro passeio. “Nós queremos resgatar a história de cada um deles. Fazer ‘puxar” a lembrança do passado, quando a Maria Fumaça cortava a cidade de Criciúma. Foi um momento divertido. Uma vinda bem animada, com cantoria no interior do trem. A chegada em Urussanga, muito receptiva, foi maravilhosa”, agradece Adriana.

A senhora Santina da Silva Gomes considerou o passeio muito bom. “Foi bom recordar o passado nesse passeio bem diferente. Estou sem palavras! Eu, praticamente, nasci dentro de um trem, pois quando era jovem utilizava sempre. Recordar o passado desta maneira foi muito legal, mesmo. Obrigado aos organizadores deste momento”, parabeniza a representante dos idosos.

O Grupo Cantando Sì Và recepcionou os criciumenses com música. De acordo com a representante do grupo, Terezinha Possenti, estas visitas são muito importantes para a cidade de Urussanga. “Viemos aqui com gaita, violão e duas vozes. Cantar é desopilar o fígado, é ficar feliz, é alegria e saúde. Vamos cantar muito. É importante estarmos presentes, pois representamos a nossa cidadania italiana”, destaca Terezinha.

Segundo o Diretor Executivo da Afasc, Adriano Boaroli, os objetivos do projeto estão sendo alcançados. “Iniciamos o projeto, que é da Primeira Dama, ainda em 2017. Conseguimos por em ação agora em 2018. Conseguimos doação do Fundo dos Idosos para a aplicação do projeto, deu certo. Pretendemos resgatar o passado. Muitos viveram a história de Criciúma e Urussanga. Desde a partida de Criciúma até a chegada em Urussanga nos preocupamos em atender bem a todos os idosos. Notamos a boa recepção que recebemos. Tudo isto nos deixa felizes e gratos”, pontua Boaroli.

Ouça a fala do Diretor:

 

A Associação de Produtos do vinho e uva Goethe, ProGoethe, esteve envolvida na recepção. “São os primeiros vagões que chegam a Urussanga neste ano. É um prazer estar aqui em um momento como este”, finaliza a Presidente da ProGoethe, Giselda Trento Mazon.

De acordo com a Nézia, são 11 passeios com grupos de 160 idosos de cada vez. A segunda visita dos idosos criciumenses para Urussnga será na quarta-feira (02 de maio). E assim seguirá durante toda a primeira semana de Maio, Outras viagens ocorrerão, em Junho, culminando com a comemoração dos 45 anos da Afasc.

Sobre a Afasc

O ano era 1973. Criciúma vivia uma década de intensas mudanças e a questão social entrava ainda mais em evidência. Assim, a então primeira-dama Zulma Naspolini Manique Barreto, junto com um grupo de mulheres engajadas nessa causa, fundou a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc).

Em suas mais de quatro décadas de serviços prestados à comunidade criciumense, a Afasc, que é uma organização social de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, conta com um programa integrado de assistência social e educação básica, voltado especialmente ao atendimento das necessidades da criança, adolescente, mulher e idoso.

Hoje a Afasc tem como diretor executivo o senhor Adriano Boaroli e presidente de honra a primeira-dama, senhora Adriana Goulart Salvaro, e atende mais de 15 mil pessoas por mês, através de seus programas de educação infantil, assistência social, inclusão produtiva (clubes de mães), grupos de idosos, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de zero a 17 anos e ainda com o programa Ritmo e Saúde, que leva ginástica e fisioterapia aos bairros. Além disso, a entidade presta auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social nas suas necessidades emergenciais através do departamento de assistência social.

Mais imagens

Fotos: Edi Carlos De Rezende / Repórter