Há quase uma semana a prefeitura de Urussanga está sendo conduzida de forma interina, pela segunda vez, pelo vice Jair Nandi (PSD). O vice assumiu a administração na última terça-feira, dia 16, após a prisão preventiva do prefeito Luis Gustavo Cancellier (PP), investigado na Operação Terra Nostra. Um dia após assumir, Nandi nomeou a nova chefe de gabinete, a advogada Andresa Baldessar. Em entrevista, Andresa destacou as principais ações que estão sendo tomadas na prefeitura.

Para realizar um levantamento dos setores da administração, a prefeitura estará funcionando em horário especial nos próximos dias. A prefeitura está com atendimento à população suspenso nesta segunda, terça e quarta-feira, dias 22, 23 e 24, durante o período da tarde. Dessa forma, os atendimentos realizados nesses dias serão até as 11h30. “À tarde, os servidores vão estar trabalhando, vai estar todo mundo trabalhando, mas a gente vai fazer um expediente interno até para poder entrar na prefeitura de maneira correta e oficial”, explicou Andresa. Conforme a nova chefe de gabinete, os setores não estavam preparados para a troca de prefeitos. Por isso, o objetivo é realizar um levantamento de cada área para saber quais decisões serão tomadas.

Os assuntos foram destaque em entrevista com a advogada Andresa no programa Comando Marconi. Ouça mais na íntegra e entenda:

Parte 01

 

Parte 02

 

Uma das demandas que Nandi assumiu foi a questão do concurso público. Isso porque havia uma recomendação do Ministério Público orientando a prefeitura a demitir os servidores contratados irregularmente para chamar os aprovados no concurso. São três linhas com prazos distintos: Linha A, Linha B e Linha C. Um dos prazos, a Linha B, encerrou na última quinta-feira, dia 18, sendo que uma audiência aconteceu no dia 19. “O que que ficou determinado? Existia uma multa. A multa era a seguinte: se o prefeito descumpre, ele teria que pagar R$ 1 mil por dia por servidor irregular. A gente está falando de um número de aproximadamente 200 servidores. Inclusive, foi informado nessa audiência que a multa foi aplicada ao prefeito e ao secretário anterior, referente à linha A que eles não cumpriram de maneira integral”, afirmou Andresa.

Ainda conforme a atual chefe de gabinete, existe uma lista com todos os servidores que tinham que ser desligados. Segundo Andresa, a lista não foi cumprida, mas não se sabe o valor da multa aplicado. “Mas ela informou lá que já estava sendo feito o procedimento para aplicação da multa ao gestor anterior e ao secretário de administração anterior, que era o Edson Manuel. Na reunião, que aconteceu na sexta, a promotora concordou em suspender a multa de imediato, porque o prefeito está entrando agora, mas ela não acabou com a multa, ela suspendeu de maneira temporária a multa, para dar um prazo para que aconteça essa organização e que se cumpra. A ideia é que a decisão judicial seja cumprida”, explicou.

Sobre o secretariado, a gestão de Nandi segue anunciando novos nomes. Maristela Mazzucco Fabro é a nova secretária de Educação; Magaly Bonetti na Saúde e Braz Cizeski na Secretaria de Assistência Social. “Alguns cargos de diretoria que já estão sendo definidos. Mas a gente tem um time para montar e ainda estamos fazendo esse trabalho, estamos fazendo essas conversas”, comentou.