O Ministério Público de Santa Catarina denunciou o ex-vereador e ex-diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Urussanga, Vanderlei Marcírio (Deco). Segundo a denúncia do MP, Deco teria praticado quatro crimes de peculato, dois de apropriação indébita e um de dirigir sob efeito de álcool. Conforme os delegados Ulisses Gabriel e Márcio Campos Neves, além do pedido de condenação pelos crimes, cujas penas somadas podem varias de 10 anos e 8 meses a 61 anos e 10 meses, há pedido de multa e indenização pelos danos causados pela infração penal. A denúncia foi assinada pela doutora Juliana Ranthum Frasson, Promotora de Justiça da moralidade administrativa da Comarca de Urussanga, que também acompanhou as investigações da Polícia Civil de Santa Catarina.

Relembre o caso

A Polícia Civil soube sobre a informação de que o servidor público teria ido a um ar com um veículo oficial da prefeitura de Urussanga no dia 30 de julho, por meio do Jornal Vanguarda. Na época, surgiram notícias públicas de que o servidor seria o diretor do Samae, que teria sido demitido da função pelo prefeito interino do município por estar usando o carro público para fins particulares, tendo declarado em entrevista que o servidor estaria dirigindo embriagado. Diante dos fatos, foram feitas diligências investigativas, relatórios após análise e controle de ponto e do GPS do veículo pertencente ao Samae, além de 12 testemunhas teriam sido ouvidas pela Polícia Civil.

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi FM

Na investigação, foi identificado o uso do veículo para fins particulares em quatro oportunidades nos meses de junho e julho. No dia 28 de junho, Deco esteve em um bar com o veículo público. No dia 5 de julho, ficou parado às margens da rodovia SC-108 (entre Cocal do Sul e Criciúma) e também foi ao mesmo bar onde esteve dia 28. No dia 12 de julho, o veículo, que estava na posse do investigado, esteve em um motel, ficando aproximadamente uma hora no local. Por fim, no dia 26 de julho, foi na cidade de Orleans e, em um posto, ingeriu bebida alcoólica e saiu com o veículo, chegando a cair no chão no posto, sendo que nesse mesmo dia o veículo ficou parado em um endereço na SC-108, no bairro São Simão, por cerca de duas horas, das 19h às 21h, onde uma testemunha relatou que o investigado chegou embriagado e, nesse local, onde já havia estado outras vezes, já teria usado droga com o morador.