A Caravana Embrapa esteve em Criciúma na sexta-feira, dia 12, e o município foi a primeira parada do tour técnico em Santa Catarina. A Cooperja foi parceira juntamente com a Satc, que sediou o evento em seu auditório, com a presença de 170 interessados. Os técnicos abordaram o uso adequado de fertilizantes e outros insumos para a nutrição vegetal, com foco nas principais espécies cultivadas na região do litoral Sul do Estado, especialmente arroz irrigado, grãos e algumas frutíferas.

O pacote tecnológico de uso de fertilizantes e insumos trouxe as palestras apresentadas nacionalmente sobre as ferramentas para o planejamento agrícola: quando e onde plantar; boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes; novos fertilizantes e insumos; novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas; soluções digitais refinando aplicações; como tratar variações na lavoura e tecnologias sustentáveis de manejo agrícola: por que usar?, envolvendo os pesquisadores da Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ), Pedro de Freitas e Paulo César Teixeira; e da Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS), José Pereira da Silva Júnior e José Eloir Denardin.

Segundo a Walkyria Bueno Scivittaro, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, o objetivo principal do evento é ser agente multiplicador de boas práticas no uso de fertilizantes na agricultura. “Com esta caravana que está percorrendo todo Brasil, temos a expectativa de reduzir pelo menos 20% o uso de fertilizantes minerais nesta próxima safra. Tentando contornar esta crise de disponibilidade e de custos elevados”, destaca ela.

As próximas etapas da Caravana serão em Campos Novos, Chapecó e Canoinhas, entre os dias 23 e 25 de agosto.