Após um estudo de mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) apresentou novas regras sobre a publicidade feita por médicos. Com a apresentação da última semana, agora os médicos poderão ter mais liberdade ao divulgar publicidades nas redes sociais. As regras passarão a valer em março do ano que vem. “Os profissionais médicos, principalmente quem atua na área da estética, vêm pressionando o conselho para ele se modernizar”, destaca o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal.

Segundo o doutor, o CFM flexibilizou as normas. “O mais importante são as fotografias de antes e depois de cirurgias plásticas. Os dentistas estão fazendo hoje as harmonizações orofaciais e publicam nas redes sociais as fotografias de antes e depois. Os médicos não poderiam fazê-lo. Agora eles podem”, explica Raul. “O médico pode anunciar a sua clínica com o preço de cirurgia a partir de agora”, acrescenta. “Todavia, ele está atrelado ao Código Civil e ao Código do Consumidor”, ressalta. Ou seja, se o profissional apenas publicar os resultados bons e não alertar que nem todo o paciente reage da mesma forma e que pode haver eventos adversos, ele poderá induzir a pessoa, gerando escolhas equivocadas.

O programa Ponto de Encontro abordou mais sobre o assunto e as mudanças que valerão a partir do próximo ano em entrevista com o doutor Raul. Entenda mais:

 

Sobre as mudanças, Canal ressalta que as reações por parte dos profissionais foram as mais diversas. “Os médicos mais antigos, mais conservadores, que não estão envolvidos com as mídias sociais, aqueles que ainda que têm os seus pacientes por meio do boca a boca, com certeza se posicionaram contra. Os médicos mais modernos, os médicos blogueiros, com certeza estão festejando isso, porque a partir de agora vão poder fazer foto, selfie com celebridade, vão poder publicar antes e depois”, comenta.

Clique aqui e entenda mais sobre as mudanças.