A série “Tango em Veneza” leva à cidade de Nova Veneza, o tango, gênero de dança e música tradicional da Argentina, reconhecido como patrimônio da humanidade pela Unesco, com a ilustre participação do acordeonista, Rafael Petry. A estreia é nesta quinta-feira, dia 30, às 20h no Teatro Municipal (Palazzo Delle Acque) de Nova Veneza, com entrada gratuita.

O tango, conhecido e admirado em todo o planeta pela dança, teve com o tempo sua música característica desprendendo-se da obrigação de apenas acompanhar a dança, e assim, criar seu próprio protagonismo na música de concerto. Para essa grande estreia, a orquestra recebe o acordeonista Rafael Petry, para ocupar o lugar do instrumento chamado bandoneón, tipicamente usada no tango. No repertório, tangos históricos, como de Carlos Gardel, famosos e adorados no cinema, de grandes orquestras argentinas como as de Pugliese e finalmente as obras de Piazzolla. A direção artística e regência é de Luiz Fernando São Thiago. O concerto presencial, também será transmitido ao vivo no canal oficial da orquestra no YouTube. O evento atende as medidas de acessibilidade para mobilidade de acesso, vídeo introdutório com audiodescrição e intérprete de Libras.

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Diamante Energia com o patrocínio da Casan, Bistek Supermercados, Usipe, Mademil e Imbralit, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Prefeitura de Nova Veneza e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Associação Empresarial de Criciúma – ACIC, SG2 digital, Canguru Embalagens, Metalúrgica Spillere, Tintas Farben, Imepel e Librelato. Realização: Associação Cultural Camerata di Venezia, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Colaboração: Jonatas Leopardi / Assessoria de Imprensa