O 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), realizou na manhã desta sexta-feira (5) a solenidade de passagem de comando, presidido pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Dionei Tonet. A partir de hoje, o Tenente-Coronel Sandi Murís de Medeiros Sartor passa a comandar os 298 policiais militares entre as cidades de Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso.

O Tenente-Coronel Cristian Dimitri Andrade que deixou o comando do 9º BPM, agora passará a atuar como chefe do Estado Maior da 6ª Região de Polícia Militar junto ao coronel Evandro de Andrade Fraga. Em seu pronunciamento de despedida, o comandante substituído agradeceu o apoio recebido durante seu comando, e, por fim, desejou sucesso ao substituto.

O comandante Geral da Polícia Militar, coronel Dionei Tonet, destacou o bom trabalho prestado por Dimitri enquanto esteve à frente do BPM de Criciúma e desejou sucesso ao comandante substituto. Após os atos oficiais de passagem de comando, foi lido o elogio ao Tenente-Coronel Dimitri. Vale destacar que o descerramento do seu retrato na galeria dos ex-comandantes foi feito minutos antes do cerimonial.

 

Currículo do novo comandante do 9º BPM

O Tenente-Coronel Sandi Murís de Medeiros Sartor é natural de Criciúma, tem 36 anos, e 18 deles são dedicados à corporação. Entrou na academia de polícia militar em 2003, tendo sua formação em 2006. Iniciou sua carreira militar em Criciúma, onde trabalhou por 12 anos, quando em 2016 passou a comandar a Companhia de Urussanga, que engloba os municípios de Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Orleans e Lauro Müller, permanecendo como comandante por três anos.

Sartor passou um período em Florianópolis para a conclusão do curso de aperfeiçoamento de oficiais, retornando à 6ª RPM para ser o Chefe da Central de Emergência, sendo chamado após para ser o Chefe da Seção administrativa da 6ª RPM. Por último, ficou 2 anos como Subcomandante da Guarnição Especial de Içara, dentre outras atividades e honrarias recebidas.

Vale ressaltar que estiveram presentes um número reduzido de autoridades, preconizando todas as medidas sanitárias no combate à Covid-19, com distanciamento entre os participantes.

Na última semana, os comandantes, substituído e substituto, estiveram na Prefeitura Municipal de Criciúma, Câmara de Vereadores do Município, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e Associação Empresarial de Criciúma (Acic), na qual a diretoria, através do presidente, Moacir Dagostin, entregaram ao tenente-coronel Dimitri uma placa em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, à frente do 9º BPM por dois anos e cinco meses.

Colaboração: Polícia Militar