Um novo medicamento para o tratamento da diabetes tipo 2 foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na última semana. É o Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly. O medicamento é em forma de caneta injetável. De acordo com a endocrinologista Denise Franco, pesquisadora e membro da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), o paciente deve realizar a aplicação uma vez por semana. Embora já tenha sido aprovado pela Anvisa, o remédio ainda está na fase de precificação para depois ser disponibilizado para vendas nas farmácias. Conforme Denise, o medicamento será vendido somente sob prescrição médica.

A especialista ainda esclarece que o novo remédio é um aliado no controle da glicemia, que é o açúcar no sangue. Além disso, ele também atua em um dos principais fatores de risco para a doença, que é o controle da obesidade. O programa Ponto de Encontro tratou mais detalhes do novo medicamento aprovado com a doutora Denise. Ouça na íntegra:

 

Conforme a Anvisa, o Mounjaro tem como princípio ativo a tirzepatina, que age no controle do açúcar no organismo, combinado com a dieta e prática de atividades físicas. A tirzepatida funciona como o primeiro receptor de dois hormônios produzidos no intestino: o polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose (GIP) e o peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1). Com isso, aumenta a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas, ajudando no controle glicêmico no sangue.

Com informações da Agência Brasil