A FIV e a Felv são as doenças que mais atingem os gatos e, por isso, os tutores devem ficar atentos aos cuidados básicos para evitar uma transmissão. De acordo com a médica veterinária Brenda Lagarreta, da Agropet Dandolini, essas duas doenças não são zoonóticas, ou seja, não são passadas aos seres humanos. Conforme a especialista, a FIV é a imunodeficiência felina, conhecida popularmente como a AIDS dos gatos. Já a Felv é a leucemia felina, afetando as células sanguíneas, assim como a leucemia nos humanos.

Essas duas doenças acometem somente os gatos. “A transmissão da FIV acontece por mordeduras ou durante o acasalamento, a relação sexual dos gatos. Pode ocorrer também de mãe para filho, via transplacentária, ou seja, quando a gatinha vai ter os filhotinhos, acaba transmitindo a doença para eles”, explica a veterinária. “Já a Felv ocorre pelo compartilhamento de vasilhas, por arranhaduras, lambidas, por secreções em geral e também pode acontecer a transmissão de mãe para filho”, acrescenta a especialista.

Brenda ainda destaca que os gatos mais suscetíveis a serem infectados pelas doenças são os que têm acesso à rua sem a supervisão dos tutores. “Como a transmissão ocorre por arranhaduras, por secreções, geralmente esses animais na rua brigam, têm contato direto com outros gatos, sem supervisão do tutor, então acaba acontecendo a transmissão”, explica a veterinária. O teste é realizado de forma rápida em um consultório através da tipagem sanguínea. O assunto foi destaque em entrevista no Ponto de Encontro. Confira:

 

Segundo a veterinária, não existem vacinas para prevenir a infecção. Porém, há disponíveis imunizantes que impedem o desenvolvimento da doença. “Nós temos uma vacina que é a FeloCell, ela é especificamente para a Felv. O que ela faz? Ela evita que a doença se manifeste. Assim como um exemplo bem claro, a pessoa que tem HIV, mas ela não tem AIDS. Ela tem o vírus, mas a doença não se manifesta. Então, o que a vacina da Felv faz? Ela evita que as doenças concomitantes da Felv apareçam”, esclarece Brenda.

Confira também: