As obras em um trecho da Serrinha de Santana, a UR-07, foram concluídas nesta semana, em Urussanga. No trecho em específico, foram colocadas pedras para contenção da encosta, que foi prejudicada devido às fortes chuvas do início de maio. “Além da contenção, o trecho foi contemplado com drenagem para que a água escoe para o local correto, evitando novos deslizamentos”, explicou o secretário de Obras, Jucemar Sangaletti. O trânsito está liberado no local.

A próxima fase de trabalho na Serrinha será realizada pela Diretoria do Meio Ambiente (DMA), que está fazendo um levantamento no local para o plantio de árvores nativas e flores. “Sabemos que é um local já bastante arborizado, mas queremos levar flores e novas plantas para o trajeto. Estamos analisando os locais onde há a necessidade de vegetação e onde as flores podem ser a melhor opção”, destacou o diretor da DMA, Marcio Moreira.

A vegetação atenua a erosão do solo, principalmente através da redução das forças de impacto das gotas na terra, diminuindo a velocidade do escoamento superficial, aumentando a rugosidade hidráulica e as taxas de infiltração de água no solo, favorecendo assim sua resistência à erosão.

A ação será dividida em duas etapas. “A primeira será a recomposição da vegetação nativa. Já na segunda parte do projeto, faremos a arborização, com flores e árvores ornamentais, além de instalar placas com sinalização e guia de nascentes, lixeiras e outros”, explicou Moreira.

Colaboração: Ana Paula Nesi / Assessoria de Imprensa