Junto com uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável, os chás apresentam inúmeras propriedades que atuam no organismo. Existem alguns tipos de chás que ajudam a evitar o inchaço, retenção de líquidos e problemas urinários. Em caso de infecções, alguns chás agem como antibióticos naturais. Um exemplo é o chá de malva, que, de acordo com a proprietária da Cia da Saúde de Urussanga, a nutricionista Jamile Orlandi, pode ser usado em casos de infecções urinárias. A recomendação é que ele seja consumido no máximo por sete dias, além de beber somente duas xícaras por dia.

Apesar de apresentar benefícios, a nutricionista faz um alerta para o consumo excessivo dos chás. “O pessoal acha que o chá não tem efeito, mas ele tem que ser utilizado da forma correta”, frisa. Por isso, a recomendação é que os chás sejam consumidos após as refeições, como forma de evitar que a pessoa sinta dores no estômago ou outro mal-estar. A nutricionista Jamile participou de entrevista no programa Ponto de Encontro e esclareceu mais sobre o uso dos chás e seus benefícios. Ouça:

 

Chás de uva ursi, malva, tanchagem, unha de gato, uxi amarelo, cabelo de milho, pata de vaca, cranberry e kombucha auxiliam em problemas urinários e outras infecções. Jamile ressalta sobre o uso de chás como forma de tratamento associado, que ajuda a controlar o problema, como parte da alimentação. Um deles é a kombucha, um tipo de chá fermentado, muito utilizado atualmente. “Todos os dias, você usando a kombucha, você vai controlar tanto o processo intestinal, como o processo inflamatório. Então ela pode ser usada como uma bebida, que às vezes o pessoal acaba gostando, e usa até como um substituto de um suco, de um refrigerante”, explica.

Conforme Jamile, a alimentação também reflete na retenção de líquidos, que é quando a pessoa urina pouco. Por isso, é importante que a pessoa evite alimentos industrializados, já que eles possuem excesso de sódio. É primordial também que a pessoa se mantenha hidratada e beba água regularmente. Além disso, os chás podem atuar no controle da pressão arterial, como o chá-de-chapéu de couro e o chá de bugre. Já os chás de hibisco, verde, cavalinha, casca de abacaxi, carqueja e porangaba podem ser utilizados para desinchar o corpo. Jamile ressalta que, antes da pessoa consumir os chás, é necessário consultar um especialista para verificar qual é o tipo ideal para cada organismo.

Caso tenha interesse, esses tipos de orientações podem ser dadas na própria Cia da Saúde, em Urussanga. Se a pessoa quiser um plano individual é só entrar em contato com o estabelecimento e agendar uma consulta com a nutricionista Jamile. Acompanhe a Cia da Saúde de Urussanga nas redes sociais: Instagram Facebook. Entre em contato pelo WhatsApp.