O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho. Por isso, no Brasil, o mês representa a campanha Junho Vermelho, dedicada a conscientizar e incentivar a população sobre a importância da doação de sangue. O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) destaca a necessidade dessa ação solidária que pode ser realizada de forma rápida e segura. Um gesto simples que, com apenas uma doação, pode salvar até quatro vidas. “A campanha estimula muitas pessoas a doarem sangue pela primeira vez. Além de sensibilizar a sociedade, também estimula quem já doou em algum momento a retornar com as doações”, reforça a 2ª vice-presidente do CRM-SC, Andréa Caldeira de Andrada Ferreira.

A campanha Junho Vermelho tem como objetivo aumentar o número de doadores de sangue e garantir estoques adequados nos bancos de sangue do país para que os pacientes recebam os cuidados de saúde necessários, especialmente em situações de emergência, para aqueles que têm condições crônicas que requerem transfusões regulares. Saiba mais na entrevista realizada com Andréa no Ponto de Encontro:

 

“A doação de sangue é um ato de generosidade que pode salvar vidas. É importante conscientizar as pessoas sobre a importância da doação regular de sangue para manter os estoques em níveis seguros e garantir que haja sangue disponível quando necessário”, destaca a doutora. Para saber como e onde doar sangue, acesse o site do Hemosc: https://www.hemosc.org.br/.

Colaboração: Patrícia Zomer / Assessoria de Imprensa