O ex-delegado da Comarca de Urussanga, Ulisses Gabriel, é o novo delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina. A confirmação veio na tarde desta terça-feira, dia 10. Ex-presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina, Ulisses Gabriel foi confirmado pelo governador Jorginho Mello (PL) para o novo posto.

O delegado atuou desde abril de 2021 na delegacia de Urussanga e foi responsável pela operação Hera, investigações que começaram em julho de 2021, visando apurar crimes possivelmente perpetrados no âmbito da Fundação Ambiental Municipal de Urussanga, especialmente os crimes de extravio ou sonegação de documento público, corrupção passiva, prevaricação, crimes ambientais e organização criminosa. Logo após o início das apurações, constatou-se a suspeita da possível prática de mais crimes no âmbito do município de Urussanga, com a participação de membros do Poder Legislativo de Urussanga. Ao longo da investigação, foram identificados possíveis crimes de peculato, extravio ou sonegação de documento público, corrupção passiva, prevaricação, crimes ambientais, crimes licitatórios, advocacia administrativa e organização criminosa.

O delegado Ulisses participou de entrevista no programa Comando Marconi e falou mais sobre sua nomeação. Ouça:

 

Currículo invejável na carreira policial

Ulisses Gabriel, que já ocupou uma cadeira na Assembleia pelo PSD, é graduado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul); pós-graduado, “lato sensu”, em Direito Processual Civil pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali); pós-graduado, “lato sensu”, em Marketing Empresarial pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave); pós-graduando, “lato sensu”, em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave); curso em Gestão Corporativa pela Faculdades Energia (Facierc), curso em Liderança e Desenvolvimento pela Universidade da Califórnia (UCSD); mestrando em Direito pela Unesc.

Ulisses foi professor dos Cursos de Direito do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e professor da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol). É membro licenciado da Academia Orleanense de Letras (ACOL) e co-autor dos livros “Entenda Direito”, “Tau” e “Ypsilon”, além de organizador do livro Processo Penal e democracia. Também é membro da Comissão Permanente de Concurso da Polícia Civil de Santa Catarina nos concursos para Delegado de Polícia Civil em 2008 e 2015. Foi professor tutor do curso de pós-graduação virtual da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).