A delicadeza representada pelo mosaico e a força e potência representadas na pedra. Essas são as principais características da arte Anita Musiva, produzida por Marielle e Michelle Bonetti, as Manas Bonetti. Depois de nove meses entregue à administração municipal, a obra foi colocada no ingresso da Praça Anita Garibaldi, em Urussanga, na última semana. Conforme as artistas, o principal objetivo da obra foi homenagear a mulher que dá o nome a principal praça da cidade, destacando a força feminina.

A iniciativa do projeto surgiu em 2021, quando as Manas Bonetti inscreveram a ideia no edital da Lei Aldir Blanc. “O nosso projeto não foi escolhido na ocasião, mas para a gente virou quase que uma missão. Era um sonho mesmo. A gente acreditava que era importante que fosse feita essa reparação histórica na cidade, pelo fato de Anita Garibaldi dar o nome a praça e nunca ter sido homenageada, nunca ter tido pelo menos nenhuma placa que identificasse”, explicam.

Após o resultado do edital, as Manas tiveram uma surpresa. “Em um belo dia, no meio de uma doação de mármores que a gente ganhou, veio essa placa, que é a que o mosaico está fixado, e por incrível que pareça, a gente se arrepiou inteira, porque era exatamente igual ao que a gente tinha desenhado lá no projeto em 2021”, relembram as artistas.

A produção do mosaico com o rosto de Anita foi feita entre o fim de 2022 e o início de 2023. A obra foi entregue à prefeitura no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, dentro da programação do tradicional Café com Anita, promovido pela urussanguense Rosa Miotello. “Depois de nove meses, a gente felizmente pode ver ela instalada. Então foi uma luta, praticamente, para conseguir colocar uma mulher na praça, mas conseguimos”, destacam.

O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com as Manas Bonetti. Ouça na íntegra:

 

Em agosto, a colocação da arte na praça foi iniciada, porém, estava fora dos padrões estabelecidos e aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura (LEIA MAIS AQUI). Conforme as Manas Bonetti, a contrapartida da prefeitura deveria ser a instalação da obra, porém não ocorreu. No entanto, o vereador Odivaldo Bonetti contatou a Construtora Sacchet para a construção de uma nova base para instalar o projeto. Segundo as Manas, a jardinagem ao redor da obra será doada por Adroaldo Apolinário.