O prefeito de Urussanga, Luis Gustavo Cancellier (PP), permanece afastado do cargo. A decisão é do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que emitiu parecer durante o julgamento na tarde desta terça-feira, dia 19. O STJ avaliou o recurso da defesa de Cancellier e determinou que em até 60 dias o Tribunal Regional Federal deverá deliberar se aceita ou não a denúncia contra Cancellier. Nesta quarta-feira, dia 20, o afastamento do prefeito completa 11 meses. Gustavo está fora das atividades de prefeito desde maio do ano passado devido a Operação Benedetta, desencadeada pela Polícia Federal. Com a decisão da tarde de hoje, Jair Nandi (PSD) permanece à frente da administração municipal.

Entenda o afastamento

A Operação Benedetta teve o objetivo de investigar possível má aplicação de recursos públicos contratados pelo município com a Caixa Econômica Federal para o financiamento de despesas. No dia 20 de maio de 2021, a Polícia Federal cumpriu 18 mandados de busca e apreensão nos municípios de Urussanga, Orleans, Siderópolis, Tubarão e Criciúma. As investigações tiveram início em setembro de 2020, sendo que a fase desencadeada em maio de 2021 resultou no afastamento do prefeito Luis Gustavo de suas funções.

As investigações possibilitaram constatar a execução de obras públicas em desacordo com os projetos. Em duas das obras realizadas com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) os exames periciais identificaram a prestação de serviços superfaturados em valor superior a R$ 640 mil.

Em setembro, a Polícia Federal indiciou 14 pessoas, entre servidores públicos municipais, engenheiros e empresários. As 14 pessoas foram indiciadas pela prática dos crimes de organização criminosa; desvio de recursos, extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento; falsidade ideológica e peculato. Das 14 pessoas indiciadas pela Polícia Federal, 11 foram denunciadas pelo Ministério Público Federal em novembro de 2021. Confira mais sobre o assunto nas matérias a seguir:

https://radiomarconi.net/2021/05/20/urussanga-prefeito-gustavo-cancellier-e-afastado-em-operacao-contra-desvio-de-recursos-publicos/

https://radiomarconi.net/2021/07/28/operacao-benedetta-cancellier-e-indiciado-pela-policia-federal/

https://radiomarconi.net/2021/09/13/policia-federal-indicia-14-pessoas-na-operacao-benedetta-em-urussanga/