A campanha Tampinhas do Bem, idealizada pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures) com o apoio de supermercados de Urussanga, irá beneficiar a causa animal através do grupo Quatro Patinhas. A coleta das tampinhas plásticas acontecem nos três supermercados da cidade: Althoff, São Pedro e Econômico. Além deles, a Rádio Marconi, a agropecuária Agrotreze e o escritório do consórcio também possuem um local para que as pessoas depositem suas tampinhas. A ação, que leva o nome “Tampinhas do Bem: Pequenos Gestos Mudam o Mundo”, já iniciou e não tem prazo limite. Todo tipo de tampinha plástica pode ser entregue: de garrafa pet, de produtos de limpeza e higiene, de leite e outros.

Em entrevista, a engenheira ambiental do Cirsures, Graziela Bolan, explicou que a campanha existe desde 2021. Neste ano, o grupo Quatro Patinhas foi escolhido por seu trabalho na causa animal em Urussanga. Além disso, a escolha também se deu por conta da ajuda prestada ao consórcio. “Tem muito abandono de animais domésticos lá nas áreas do aterro sanitário, de cachorros e gatos, próximo às dependências do aterro sanitário”, comenta. “O Quatro Patinhas já nos auxiliou muitas vezes, com doação de razão, com castração, com feira de adoção, então a gente resolveu optar por ajudar, agora, o Quatro Patinhas”, complementa a engenheira.

A representante do Quatro Patinhas, Elisângela Martins, a Eliz, explica que o grupo não é uma Organização Não-Governamental (ONG). Por conta disso, os voluntários não recebem nenhum tipo de recurso. O grupo realiza rifas e outros projetos para a arrecadação de recursos para a continuação do trabalho em prol da causa animal. Agora, com o apoio do Cirsures e dos estabelecimentos parceiros, as tampinhas serão vendidas para a reciclagem, gerando retorno financeiro para o grupo. O assunto foi abordado com mais detalhes em entrevista, entenda:

 

O gerente do supermercado Althoff, Eder Custódio, destaca para que os clientes deixem suas doações de tampinhas no ponto de coleta. Arcilésio Bonetti, representante o supermercado São Pedro, reforça que, além da unidade de Urussanga, as unidades de Cocal do Sul, Morro da Fumaça e Orleans também estão arrecadando as tampinhas. Já o gerente do supermercado Econômico, Ezequias Feliciano, afirma que muitos clientes já levaram suas doações para a campanha.

A engenheira Graziela ainda frisa que a campanha do Cirsures faz parte do Programação de Educação Ambiental. “É para fazer esse trabalho de conscientização, de sensibilização da população, para começarem a fazer a separação em casa pelas tampinhas. Essa campanha é de caráter socioambiental, que conta com o apoio de entidades”, comenta. “A gente quer incentivar, a gente quer promover a coleta seletiva, e a gente criou essa campanha, de cunho sócio ambiental, para incentivar as pessoas a separarem na fonte fazendo o mínimo, que é separar a tampinha. Então, daqui a pouco, o pessoal está separando a tampinha, daqui a pouco, se empolga, mas eu posso estar separando o papel, mas eu posso estar separando o vidro, o metal, e começar por aí”, acrescenta.