O ano está encerrando e a Rádio Marconi segue ouvindo lideranças e autoridades da região para destacar as ações desenvolvidas durante 2023. Em entrevista, a secretária de Saúde de Cocal do Sul, Glícia Pagnan, destacou que o ano foi positivo para a pasta. Pensando em fazer um balanço das atividades, o programa Comando Marconi realizou uma entrevista especial com a secretária Glícia. Ouça mais na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Em entrevista, Glícia destacou que Cocal do Sul realizou mais de 360 mil atendimentos durante o ano, especialmente com o Pronto Atendimento 24 horas. Criado há mais de dois anos, o novo espaço atende não só moradores, mas também visitantes e pessoas de outros municípios da região com serviços de urgência e emergência. A secretária também comentou sobre os atendimentos realizados nas sete Unidades Básicas de Saúde, além do Centro de Especialidades Médicas, da Farmácia Municipal, Vigilância Sanitária, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e outros.

A secretária ainda ressaltou a criação do Núcleo Integrado de Saúde, que dispõe de práticas alternativas em saúde, que são complementares a outros tratamentos, como acupuntura, reiki, aromaterapia e outros. A nova iniciativa também tem o objetivo de mostrar à população outras práticas em saúde que vão além dos medicamentos, evitando o excesso desnecessário de remédios. Glícia também comentou sobre as ações para diminuição das filas de espera, encontros com os moradores para ouvir as demandas e projetos para o próximo ano.