Na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro, na próxima sexta-feira, 4, o Criciúma reencontra três velhos conhecidos. O mais recente é o atacante Allano, peça importante na equipe durante a Série A do ano passado, mas que deixou o clube antes do fim da competição marcada pelo rebaixamento. Além dele, o Tigre também terá pela frente o meia Jean Lucas e o zagueiro Jacy Maranhão.
Titular do Operário-PR nos dois jogos da final do Campeonato Paranaense, Allano participou de oito partidas na campanha do título estadual deste ano. O atacante começou cinco como titular e entrou no decorrer de outras três, mas não marcou gols.
Pelo Criciúma, Allano também não teve números expressivos balançando as redes. O atleta de 29 anos disputou 25 partidas e marcou um gol pelo Tricolor. Em sua passagem pelo Tigre, apesar de boas atuações durante o Brasileiro, ficou marcada a sua saída, pelas portas dos fundos, após um desentendimento com o departamento de futebol.
O jogador foi afastado após a derrota para o Vitória, pela 34ª rodada da Série A. Na ocasião, Allano começou no banco de reservas e, em entrevista após o jogo, afirmou que sua ausência entre os titulares foi por opção técnica, e não por lesão, como foi informado pelo clube. O episódio gerou repercussão nos bastidores do clube.

Outro ex-Criciúma, que hoje veste as cores do Fantasma é o meia Jean Lucas Figueiredo. O jogador de 30 anos vestiu a camisa do Tigre em 2020, quando disputou 17 partidas e marcou dois gols. Naquela temporada, o Criciúma lutou contra o rebaixamento na Série C do Brasileirão e terminou em 8º lugar no Grupo B, escapando por pouco da queda para a quarta divisão.
Depois do Tigre, Jean Lucas teve passagens por Tombense e Avaí, chegando neste ano ao Operário-PR. Pelo clube paranaense disputou 18 jogos em 2025, sendo 10 como titular e oito saindo do banco de reservas. O único gol anotado pelo meio campista na temporada foi na vitória, por 2 a 0, sobre o Rio Branco, no dia 16 de janeiro, pela segunda rodada do Campeonato Paranaense.

Além de Allano e Jean Lucas, o Criciúma também reencontrará o zagueiro Jacy Maranhão. Com passagem discreta pelo clube entre 2018 e 2019, ele atuou em apenas três partidas e não deixou grandes lembranças para a torcida carvoeira.
Atualmente capitão do Operário-PR e atuando como volante, Jacy conquistou o acesso à Série B no ano passado e levantou a taça de campeão paranaense desta temporada. No entanto, não entrou em campo nos dois jogos da final devido a uma entorse no tornozelo.

Por outro lado, o zagueiro e capitão do Criciúma, Rodrigo, também pode se apoiar na famosa “lei do ex”. O defensor de 38 anos vestiu a camisa do Operário entre 2018 e 2019, período em que disputou 32 partidas pelo clube paranaense.