O Hospital São José de Criciúma, por meio da médica em especialização do 3° ano de residência em Anestesiologia da instituição, doutora Fernanda de Souza Lima, esteve presente no 67° Congresso Brasileiro de Anestesiologia, realizado no Rio de Janeiro. Durante o evento, foram apresentados um Estudo Prospectivo Observacional: “Strain miocárdico em cirurgias cardíacas”, e dois Relatos de Caso: “Síndrome do nó sinusal” e “Angioedema hereditário e a gravidez”.

A anestesiologista Fernanda participou de entrevista no programa Ponto de Encontro e explicou mais sobre sua área de atuação e dos trabalhos que apresentou do Congresso. Ouça na íntegra:

 

“Nestes estudos foram realizadas avaliações avançadas com auxílio de ultrassonografia para identificar pacientes de risco em cirurgias cardíacas, assim como foram relatados casos anestésicos que, apesar de não serem tão comuns, podem manifestar-se com graves complicações. A apresentação em um congresso tão reconhecido só demonstra a importância da atualização constante e da expertise do anestesiologista para segurança do paciente frente a efeitos adversos inesperados ou em cirurgias de alto risco”, explica a médica residente.

Nascida em Goiás e formada pela Universidad de Morón, na Argentina, a residência em Anestesiologia é a primeira cursada pela médica. “A residência de Anestesiologia no Hospital São José conta com cirurgias de grande porte e tecnologia de ponta para o melhor cuidado dos pacientes e o aprendizado dos médicos em especialização. Agradeço a Coreme do HSJosé, aos preceptores da Anestesiologia – doutor Eric Lineburger pelo patrocínio e incentivo na iniciação científica, sempre possibilitando através de estudos e pesquisas que possamos oferecer o melhor para os pacientes”, enaltece a profissional.

Colaboração: Jéssica Pereira / Comunicação HSJosé