O questionamento presente na primeira parte do filme documentário “Gemellaggio 30 anos” será respondido pelos protagonistas na parte dois da obra. O documentário, que faz parte da comemoração das três décadas do pacto de amizade firmado entre Urussanga e a cidade italiana Longarone, foi produzido pela empresa urussanguense Goulart Filmes, dos irmãos Yves e Nayglon Goulart. A segunda parte do filme será lançada na próxima semana, no dia 12, com exibição gratuita na Sociedade Recreativa Urussanga, a partir das 19h30.

Todo o processo de reaproximação das duas cidades, o reconhecimento e fortalecimento da identidade cultural italiana, o estreitamento de laços e os benefícios que o Gemellaggio trouxe são abordados no documentário. O produtor da obra, Yves, comentou que fazer o filme foi um desafio enorme diante de tantas informações importantes sobre a história de Urussanga e do pacto de amizade. Para auxiliar em toda a construção, Yves contou com a ajuda de Nevton Vicente Rech Bortolotto, importante propulsor da cultura e que participou do processo que firmou o pacto entre as cidades.

O programa Ponto de Encontro abordou mais sobre o Gemellaggio e sobre o processo de criação e produção do documentário em entrevista com Yves e Nevton. Ouça na íntegra:

 

Em entrevista, Nevton relembrou os principais fatos que resultaram no pacto de amizade e que estão presentes no documentário. Entre eles, está a necessidade que os urussanguenses descendentes de imigrantes italianos tinham em saber da própria origem. Diversos fatores influenciaram para que esse sentimento fosse despertado após vários anos. A falta de meios de comunicação e as guerras mundiais estão entre os motivos que tornaram mais difícil a reaproximação com as famílias da Itália. Mas a partir do final dos anos 70, a realidade começou a mudar, tornando cada vez mais real a proximidade com Longarone, cidade no qual muitos italianos saíram para recomeçar as vidas em um país totalmente desconhecido.

A primeira parte do documentário pode ser conferido na íntegra, gratuitamente, acessando aqui. Veja a seguir o trailer da segunda parte: