A Ente Friuli Nel Mondo lançou editais para importantes projetos culturais destinados a descendentes italianos do mundo todo. Um deles é o curso de mosaico em Spilimbergo, na Itália, no qual as artistas de Urussanga, Michelle e Marielle Bonetti, as Manas Bonetti, realizaram em 2010, e o também urussanguense Leandro Jung fez em 2022. “Esse aqui é um projeto de duas semanas, então é para 12 candidatos também do mundo inteiro e a idade é de 20 a 35 anos”, explica a vice-presidente do Circolo Friulano de Santa Catarina, Michelle Bonetti. Além da idade, para se candidatar, é necessário ter conhecimento da língua italiana e ser descendente de origem friulana. “É uma oportunidade de ficar 15 dias lá na Escola de Spilimbergo, frequentar esse curso breve, conhecer as principais cidades da região de Friuli”, destaca a artista. O prazo para as inscrições vai até o dia 7 de março.
Outro projeto que ainda está com as inscrições abertas é o curso de “Valores Identitários e Empreendedorismo”, que segue até o dia 5 de março. “Esse curso abre também todos os anos. Em 2019, a Karla Ribeiro e o Fernando Fontanella tiveram a oportunidade de se inscrever e foram selecionados para esse projeto. Esse aqui é um projeto de um mês, que vai acontecer entre junho e julho desse ano, lá em Udine. É um projeto em parceria entre o Ente e a Universidade de Udine. Então, basicamente, a pessoa fica 15 dias dentro da universidade estudando toda a parte identitária, a cultura da região, o patrimônio, a questão do empreendedorismo também, de como se constituem as empresas da região, e depois ela tem a oportunidade de fazer um estágio de 15 dias dentro das empresas conveniadas à universidade”, explica. Esse curso é voltado para pessoas de até 35 anos, que estão se graduando ou que já terminaram a graduação. Além disso, é necessário falar italiano e ser de origem friulana.
Além desses projetos, a Ente Friuli Nel Mondo também promoveu editais para outras iniciativas. Uma dessas encerrou o período de inscrições nessa segunda-feira, dia 10, e foi destinado a jovens de 15 a 17 anos de idade, com 20 bolsas de estudo. “É importante divulgar porque, as vezes, a gente não está pronto nessa hora para eles, mas a gente tem a oportunidade de ficar atento e principalmente se preparar, porque o pré-requisito para todos eles é o conhecimento básico da língua italiana”, salientou Michelle. Apesar de já ter encerrado o prazo para esse projeto para alunos do Ensino Médio, outros editais devem ser abertos nos próximos anos, por isso a importância de mais pessoas saberem da iniciativa, como destacado pela Michelle.
O assunto foi abordado com mais detalhes em entrevista no programa Ponto de Encontro com a representante Michelle. Ouça na íntegra e entenda mais:
Parte 01
Parte 02
Interessados que querem mais informações sobre os editais e cursos podem entrar em contato com o Circolo Friulano de Santa Catarina no Instagram @circolofriulano.sc ou com as Manas Bonetti no @manasbonetti. Também é possível esclarecer dúvidas através do WhatsApp das Manas Bonetti no (48) 99162-1899.