A Câmara de Vereadores de Urussanga realizou na noite desta terça-feira (16), Sessão Solene em homenagem ao Paraíso da Criança pela passagem dos 70 anos de sua fundação.

A instituição foi fundada em 15 de agosto de 1948 pelo Monsenhor Agenor Neves Marques, Ida Bez Batti e Olinda Bettiol e chegou a abrigar em um mesmo período mais de 200 crianças.

Em 2009 a instituição passou por modificações em seu estatuto e o Paraíso da Criança passou a se chamar Casa Lar, uma espécie de abrigo que acolhe crianças de zero a 18 anos, encaminhadas pelo Juizado da Infância e Adolescência e pelo Ministério Público da Comarca de Urussanga.

O abrigo conta com o apoio na administração das ex-internas Adriana Gonçalves, e Terezinha Camola Costa que chegaram a instituição aos quatro anos de idade e hoje são as “mães provisórias” das crianças amparadas pela instituição.

“Aqui formamos uma família através da convivência, do aprendizado e hoje me sinto feliz em estar onde me criei e podendo ajudar outras crianças”, destacou Terezinha Camola.

A ex-vereadora Rosa Miotello também fez parte da história do Paraíso da Criança. Ela auxiliou monsenhor Agenor no acolhimento e cuidado das crianças até 2006. Rosa destacou que os internos eram tratados como membros de uma família.

“Trabalhávamos na arrecadação de donativos e oferecíamos o melhor possível para as crianças, elas estudavam e algumas chegaram a cursar a universidade; participavam de aulas de dança, artesanato e fazíamos inclusive festas de 15 anos para as meninas”, ressaltou Rosa.

O Vereador Braz Cizeski que foi acolhido na instituição aos seis meses de idade destacou a sua gratidão pelo tempo feliz que passou no local.

“Trago um sentimento de gratidão ao Monsenhor Agenor Neves Marques que foi um pai e agradeço também a tantas outras pessoas que como pais e mães cuidaram de nós, ali crescemos, estudamos e nos tornamos cidadãos do bem”, destacou Braz.

O Vereador Vanderlei Marcírio discursou em nome do Legislativo Municipal e destacou o apoio da sociedade e dos órgãos públicos durante os 70 anos de atividades do Paraíso da Criança-Casa Lar.

“Esta homenagem destina-se a todos que contribuíram para escrever essa importante história, planejada e construída por pessoas de bem, com muito amor e dedicação, para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes acolhidos, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida”, afirmou o Vereador.

Valéria Inácio Baesso, atual Presidente da entidade, agradeceu a homenagem e informou que estão previstos investimentos na ordem de R$ 70.000,00 em reformas para melhorar a estrutura de atendimento das crianças.

O Padre Jiovani Manique Barreto, Vice-Presidente, registrou que nos 70 anos de atividades o Paraíso da Criança – Casa Lar recebeu mais de mil crianças e adolescentes e anunciou o desejo de aproveitar o espaço ocioso do prédio para a instalação de um centro de convivência de idosos.

O Presidente do Legislativo Odivaldo Bonetti lembrou que o sonho inicial do saudoso Monsenhor Agenor Neves Marques, com a colaboração de muitas pessoas, tornou-se, ao longo dos anos, caminho para o desenvolvimento social e pedagógico de muitas crianças e adolescentes que, pelos mais variados motivos, não tiveram possibilidade do convívio familiar.

Colaboração: Wilson Adriani / Câmara de Vereadores Urussanga