Os fatos que marcaram Urussanga entre os anos de 1960 e 1970 estão presentes em uma obra única. No livro “Benedetta em retratos”, o professor Vicente De Bona Filho relembra os acontecimentos históricos que fazem parte da cidade. Conforme o autor, pontos particulares do município se encontram nas páginas da obra. “Coisas que ficam na memória”, destaca. Um exemplo era o jardim presente na praça Anita Garibaldi, onde possuía as carochas e sapos.

O livro conta com registros fotográficos únicos. Em uma das fotos inéditas, é possível observar a praça central da cidade ainda sem nenhuma pavimentação ou jardim, no início de sua história. “Por isso eu acho importante esse registro, justamente para ver essas imagens e mostrar aos jovens, repito, sem fazer apologia de um tempo com o outro, mas guardar na memória o que existia ali, porque se ninguém registra, isso morre e ninguém mais vai ter noção do que era aquilo ali”, comenta Vicente sobre um outro registro presente na obra: uma ponte que unia a rua Barão do Rio Branco e a Vidal Ramos.

Para destacar sobre a obra e contar alguns fatos de Urussanga, o professor e escritor Vicente participou de uma entrevista especial no programa Ponto de Encontro. Ouça sua participação na íntegra:

 

Um dos registros presentes no livro é sobre “O Corte” existente no bairro Da Estação. “Ali naquele paredão do hospital, indo para o bairro Da Estação, na verdade, era fechado aquilo. Foi feito uma abertura justamente para unir o bairro Da Estação ao Centro da cidade. Isso foi nos anos 40 e era chamado “O Corte”. O trajeto era totalmente diferente e ele passava a estrada, para terem uma noção, por trás do Ginásio de Esportes para chegar ao bairro Da Estação”, explica Vicente.

A obra está disponível para venda no valor de R$ 50,00. É possível adquirir com o próprio autor Vicente, na Papelaria Bem-Me-Quer ou no Aviamentos Miotello’s, ambos em Urussanga.