Um acontecimento chamou a atenção dos moradores de Urussanga na tarde desta quinta-feira, dia 21. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um grupo de adolescentes tomando banho no rio, próximo ao Poliesportivo do bairro Da Estação. Conforme as biólogas da Diretoria do Meio Ambiente (DMA), Kelly Minoto e Marília Barbosa, a prefeitura foi acionada e o Conselho Tutelar, juntamente com a polícia, estiveram no local orientando o grupo. Isso porque a água do rio não é própria para o banho, já que é contaminada por substâncias da mineração. “Esperamos que quem tomou banho passe bem, mas pode acontecer de ter algum tipo de infecção intestinal, que pode ocasionar diarreia, desidratação, febre, leptospirose”, ressalta Marília. Segundo a bióloga, não é a primeira vez que alguma pessoa entra no rio, por isso o alerta.
A bióloga Kelly explica que a água é laranja por conta da mineração. “Além do esgoto que ainda tem no rio, a parte da mineração, junto com o carvão, é liberado a pirita, e a pirita tem enxofre e ferro. Então o que dá a cor laranja na água é o ferro. Mas a pirita, em contato com a água, ela se torna em ácido sulfúrico, deixa a água ácida, a pessoa que for tomar banho ali pode prejudicar a pele”, ressalta. “Os rios, mesmo que estejam cristalinos, eles podem não estar poluídos mas podem estar contaminados. Poluição pode ser de lixo, pode ser de esgoto, mas a contaminação pode ser por microrganismos, produtos químicos que podem sair de uma fábrica, de alguma coisa que a gente desconheça e não enxerga, não vê”, acrescenta.
O programa Comando Marconi abordou mais sobre o assunto em entrevista com as biólogas da DMA. As especialistas também ressaltaram mais sobre as ações desenvolvidas pela diretoria. Ouça na íntegra:
Confira também:
Protetores Ambientais de Urussanga realizam atividade em alusão ao Dia da Árvore