A manutenção de rodovias, serviços de Saúde e Infraestrutura, situação política da cidade e a discussão de importantes projetos foram os principais destaques da sessão da Câmara de Vereadores de Urussanga. A 18ª reunião ordinária aconteceu na noite dessa terça-feira, dia 11. Como o vereador Luan Varnier (MDB) deixou a presidência por motivos particulares, a reunião foi conduzida pelo vereador Fabiano Murialdo de Bona (PL), que assumiu a presidência da Mesa Diretora do Legislativo.
Foi aprovado um Projeto de Lei, de autoria do vereador Luan Varnier (MDB), que obriga o Poder Executivo a estabelecer consultas médicas de forma prioritária para diagnóstico e emissão de laudo médico que ateste a necessidade de auxiliar ou de professor individual especializado para alunos matriculados nas escolas da rede pública e privada de ensino do município. Também foi aprovado requerimento, de autoria do vereador Luan, solicitando ao Poder Executivo informações sobre a possibilidade de construção de um monumento na entrada de acesso ao bairro De Villa em homenagem aos colonizadores da comunidade.
Ainda foi aprovada indicação, de Luan, solicitando ao Poder Executivo a colocação de uma lixeira de Coleta Seletiva e a instalação da rede de iluminação pública na rua Professora Vânia Piovesan Damiani no bairro De Villa e a construção de calçada na descida da rua Domingos Scarpato na mesma localidade. Foi aprovada também indicação do vereador Luan sugerindo ao Poder Executivo que determine ao setor competente a realização de estudos para viabilizar a reabertura da unidade satélite de saúde do bairro de Villa. Ainda foi aprovada indicação sugerindo ao Poder Executivo que determine ao setor competente a realização de ações para viabilizar a sinalização completa e a colocação de placas de trânsito nas estradas da Comunidade de Rio América.
Aprovada indicação do vereador Luan solicitando ao prefeito municipal a manutenção de estradas nos bairros: Brasília, Da Estação, Rio Molha, Rio Carvão, De Brida, Rio Barro Vermelho, Rio Salto, Santa Luzia, Santana, São Donato, De Villa e Loteamento Carol. De acordo com o vereador, essas localidades convivem com problemas de drenagem, lajotas soltas e buracos.
Na sessão ainda foi aprovada indicação, de autoria do vereador Erotides Borges (União Brasil), sugerindo ao Poder Executivo que determine ao setor competente ações para limpeza das placas de trânsito e substituição daquelas que se encontram danificadas. Aprovada indicação, do vereador Admir Bonomi (MDB), sugerindo ao Poder Executivo que determine ao setor competente a realização de ações para viabilizar a poda de árvores, a sinalização e instalação de Guard Rail e tachões na rodovia Giovani Baldessar no trecho entre o Rio Salto e o Bairro Pirago.
Foi aprovada o envio de Moção de Aplausos, de autoria do vereador Odivaldo Bonetti (PP), aos atletas da equipe Alpha de Karatê: Vitória de Lorenzi Cancellier, Amabile Librelato Bendo, Joana Bittencourt Gonçalves, Isac da Rosa de Souza, Samuel da Rosa de Souza, João Vitor da Rosa Machado e ao professor Luiz Fernando Rodrigues da Silva, em razão do brilhante resultado na Copa Joinville de karatê.
Confira os destaques do uso da tribuna:
Daniel Moraes destaca o sucateamento de cerca de 14 veículos e máquinas na garagem da prefeitura
Daniel Rejes Pereira Moraes (PSD) apresentou fotos de veículos e máquinas abandonados sem manutenção na garagem da prefeitura. O vereador disse que foi lamentável o descaso como foi tratado o patrimônio público pela administração do prefeito Luis Gustavo Cancellier. O vereador registrou que, quando o atual prefeito Jair Nandi foi interino, durante o primeiro afastamento do prefeito Gustavo, ele fez um leilão dos veículos danificados e que não tinham condições de serem recuperados, o que resultou numa arrecadação de R$ 316 mil. “Aonde uma administração deixa chegar. Mas, neste momento, não se tem o que fazer. Não se tem como recuperar esses veículos. Agora, não podemos deixar se deteriorar ainda mais e perder o resto de valor de mercado”.
Daniel afirmou que existe a necessidade de se fazer um novo leilão para que os cerca de 14 veículos não continuem se deteriorando e perdendo ainda mais o valor de mercado. De acordo com o vereador, os recursos do leilão dos bens inservíveis podem ser utilizados na compra de novos equipamentos ou na reforma daqueles que forem possíveis.
O vereador anunciou que com o apoio do PSD conquistou R$ 900 mil junto ao deputado estadual Júlio Garcia. Os recursos serão investidos no calçamento das ruas Raul Cancellier, Luiz de Souza e Bruno Peraro no bairro da Figueira e parte da rua Bolonha no bairro Rosset. Do montante, R$ 200 mil serão investidos na reforma do clube Minerasil em Santana e R$ 100 mil destinados à Apae de Urussanga. Daniel registrou, ainda, a construção da capela mortuária da localidade de Armazém e mais R$ 300 mil vindos do deputado federal Ricardo Guidi para a construção da capela mortuária na localidade de Palmeira do Meio.
Ademir Bonomi cobra medidas para garantir a segurança dos usuários da Rodovia Geovani Baldessar
Ademir Bonomi (MDB) cobrou do setor de trânsito medidas que garantem a segurança dos motoristas que utilizam a rodovia Geovani Baldessar, principalmente em relação a uma curva perigosa que fica entre os bairros Pirago e Rio Salto e onde ocorreram acidentes frequentes, inclusive fatais.
O vereador lembrou ainda que existe uma Lei que regulamenta o desmembramento de terrenos o que deveria facilitar a vida das pessoas interessadas, mas o que vem ocorrendo na prefeitura de Urussanga é uma burocracia desnecessária. Com o objetivo de solucionar o problema, o vereador apresentou um Projeto de Lei que permite que somente terrenos com medidas superiores a 10 mil metros quadrados necessitem autorização do órgão ambiental municipal para o desmembramento.
“O estudo ambiental simplificado é exigido em Urussanga, mas não na esfera Estadual e Federal. Eles não exigem nos projetos de desmembramento, somente projetos maiores como loteamentos. E é muito caro para fazer e este projeto vem para retirar esse requisito e deixar menos burocrático, facilitando muito a vida do Município e dos moradores de Urussanga”.
Ademir Bonomi informou que esteve percorrendo as estradas sem pavimentação na região de Belvedere juntamente com o secretário de Obras e funcionários da prefeitura com o objetivo de mostrar os locais que precisam de manutenção. O vereador informou que serviços paliativos foram iniciados para amenizar os problemas na região.
Caio De Noni critica Plano Diretor pela dificuldade que causa às famílias que precisam de ligação de água
Caio De Noni (MDB) registrou que no bairro São Pedro existem cerca de 12 famílias que moram à beira do asfalto e que não conseguem a ligação de água porque não possuem escritura de suas casas. O vereador disse que casos como esse são uma vergonha e que o Plano Diretor precisa ser revisto para acabar com o problema. “Só porque não tem a escritura da casa, somente o recibo, não pode colocar água. Eles estão usando a água do rio e hoje pela análise não podem mais tomar e não tem meio da Samae colocar. Eu acho que isso aí é uma vergonha para o nosso município”.
Em relação a rodovia Genésio Mazon, entre Urussanga e Morro da Fumaça, o vereador afirmou que a situação é precária e que não adianta mais roçar as margens porque o mato tomou conta e a solução para o problema seria utilizar máquinas para limpar os acostamentos. O vereador cobrou ainda a manutenção da iluminação pública da rodovia. “Há mais ou menos seis anos foi feita uma reunião em São Pedro, parecia que eles iam duplicar a rodovia naquele ano. E eu disse para eles naquele dia, vocês primeiro cuidem para depois pensar em duplicar. Nem cuidando estão”.
O vereador informou que vai ser entregue na próxima quinta-feira (13) a obra de pavimentação de uma rua no bairro De Villa com investimento de R$ 100 mil enviados pelo deputado estadual Volnei Weber e a reforma da creche do bairro Bom Jesus no valor de R$ 200 mil.
Caio reclamou do atendimento médico reduzido na unidade de saúde que atende as regiões dos bairros De Villa, Bom Jesus e São Pedro. O vereador disse que espera que o problema seja solucionado rapidamente e a população volte a ser atendida todos os dias.
Luan Varnier cobra redução de salários de secretários municipais para investimentos em necessidades da população
Luan Francisco Varnier (MDB) afirmou que como presidente do Legislativo teve a sensibilidade de antecipar o repasse para a prefeitura de R$ 400 mil economizados na Câmara de Vereadores com o objetivo de ajudar o município. “Quem precisa é o povo e quem é cobrado é o vereador que está na rua, tu adiantas 400 mil da Câmara porque o prefeito diz que não tem dinheiro e está preenchendo todos os cargos de secretários. Então tem dinheiro. Nós precisamos entender o que está acontecendo. Alguém está mentindo nessa história. O que não pode é o poder Legislativo se omitir diante de um fato como este, onde o Executivo continua praticando as mesmas regras. Tem tempo ainda, amanhã coloca todo mundo com salário de diretor e resolve o problema, economiza dinheiro”.
O vereador sugeriu a redução dos salários dos secretários de R$ 9 mil para R$ 6 mil mensais para que sobrem recursos para investimentos naquilo que a população realmente precisa. Luan reiterou que o Legislativo não é um puxadinho da prefeitura e disse que vai continuar cobrando as demandas da população da mesma forma que cobrava do prefeito afastado. “Economiza, tem que cortar na carne para que a população seja bem atendida. Porque se não tem dinheiro para isso, para aquilo, por que paga salários como fazia o prefeito anterior que está preso preventivamente. A regra continua sendo a mesma, se não tem dinheiro tem que cortar na carne. Coloca todo mundo com salário de diretor e economiza R$ 3 mil cada um”.
O vereador apresentou e foi aprovado Projeto de Lei que obriga o Poder Executivo a oferecer consultas médicas prioritárias para diagnósticos e emissão de laudo médico que ateste a necessidade de auxiliar ou de professor individual especializado para alunos matriculados nas escolas da rede pública e privada de ensino do município.
Erotides destaca o esforço da Secretaria de Obras para atender as demandas da população e se comprometeu em apoiar a instalação de cursos técnicos nas áreas de alumínio e plástico em Urussanga
Erotides Borges Filho (União Brasil) registrou que, mesmo diante de muitas dificuldades principalmente pela falta de equipamentos, o secretário de Obras, André João, não tem medido esforços para resolver o grande número de demandas da pasta. O vereador disse que acompanhou o prefeito Jair Nandi em visita ao Colégio Caetano Bez Batti para verificar o pedido do diretor da instituição em relação à drenagem para melhorar as condições do pátio da escola.
De acordo com Erotides, a drenagem vai ajudar a eliminar as águas na parte externa da escola que nos períodos chuvosos acaba umedecendo as calçadas que ficam escorregadias e causam alguns acidentes. O vereador disse ainda que o diretor do Colégio Caetano Bez Batti mostrou um vídeo apresentando o projeto de ampliação da instituição com a possibilidade de incremento dos cursos técnicos oferecidos. Erotides reiterou que sempre teve como uma de suas bandeiras o oferecimento de cursos técnicos para os jovens e pensando nas necessidades da região sugeriu que em conjunto fosse buscado cursos na área de plástico, alumínio e metal mecânico.
“Eu me formei na Satc, sei da importância de um curso técnico na formação de um cidadão em todos os aspectos, todos sabemos das inúmeras vantagens de um curso técnico profissionalizante, desde a preparação para atividades específicas, facilidade em conseguir emprego e melhor remuneração”, disse. “Entendendo a nossa necessidade eu sugeri para que buscássemos juntos uma forma de implantarmos um curso técnico no segmento de plástico e alumínio e que pudesse abranger parte do setor metal mecânico. Seríamos pioneiros nessa modalidade e seríamos referência na região. O curso técnico profissionalizante na área de plástico e alumínio pode ser apenas um sonho, mas todo sonho pode se tornar realidade se tivermos coragem de persegui-lo”, completou.
Izolete registra a conquista de R$ 180 mil em recursos do SIGTV no período que atuou na Secretaria de Assistência Social
Izolete Vieira (PP) disse que na época que atuou como secretária de Assistência Social recebeu um telefonema do senador Esperidião Amin informando da possibilidade de o município aderir ao Sistema de Gestão de Transferência Voluntárias (SIGTV). A vereadora afirmou que entrou no sistema e conseguiu R$ 180 mil para aquisição de equipamentos. “Eu fico muito feliz quando a gente consegue recurso para o município e todos os itens comprados foram para equipar bem a secretaria na área de convivência onde a gente atende crianças e idosos”. A vereadora informou que com o recurso foi adquirido também um veículo para o serviço de convivência no valor de R$ 97 mil e diversos equipamentos para a secretaria atender crianças e idosos.
Izolete registrou ainda recursos do deputado estadual José Milton Scheffer solicitados pelo ex-vereador Gilson Casagrande no montante de R$ 73 mil que serão repassados à prefeitura na quinta-feira (13). A vereadora lamentou a demora do estado para a realização de uma licitação para a manutenção da rodovia Genésio Mazon. Izolete registrou ainda as inúmeras reuniões que foram feitas para discutir a pavimentação da rodovia dos Mineiros e criticou a lentidão das decisões para concretizar a obra.
José Carlos destaca absolvição do ex-vereador cassado Rozemar Sebastião e diz que a instabilidade política espanta a vinda de empresas para Urussanga
José Carlos José (PP) registrou a absolvição, no dia 7 de junho, do vereador Rozemar Sebastião (Italiano). José Carlos disse que a agricultura perdeu muito depois da cassação do mandato de Rozemar Sebastião. “Ele foi absolvido de todas as acusações. Cassaram um inocente que trabalhava, ajudava a população, vereador italiano, o seu nome é muito forte e você ainda vai ser uma pessoa muito produtiva para o município de Urussanga”.
O vereador registrou que não é contra denúncias com fundamentos e criticou os ataques que as pessoas nessa situação sofrem nas redes sociais. José Carlos disse que o vereador tem a função de melhorar a qualidade de vida da população, mas a falta de educação e de respeito no Legislativo vem prejudicando esse trabalho. José Carlos afirmou que o Legislativo cassou um vereador inocente que trabalhava pela população. O vereador ressaltou que vários outros servidores foram inocentados pela justiça, mas foram julgados e condenados nas redes sociais.
O vereador lembrou a sua luta para redução do preço da energia e destacou que a energia de Urussanga é a mais baixa da região, mesmo assim as empresas não se instalam no Município devido à instabilidade política. “Tudo isso que foi feito espanta os empresários, espanta os médicos. Não vem mais nenhum médico para Urussanga, estão indo embora por causa da insegurança política. A nossa energia é a mais barata da região, mas as empresas estão vindo? Não estão. Preferem ficar em outro município pagando uma tarifa mais cara do que vir para Urussanga para dar emprego e gerar renda”.
José Carlos informou que conseguiu um milhão de reais com o senador Esperidião Amin e a Deputada Federal Ângela Amin para a pavimentação da Rodovia Rony Zaniboni. O vereador registrou ainda que a família Amin mandou cerca de 10 milhões de reais para Urussanga nos últimos anos.
Odivaldo cobra telefone fixo no posto de saúde de Santana e manutenção de rua no bairro De Brida
Odivaldo Bonetti (PP) mostrou fotos das péssimas condições da rua Professora Mariléia Damiani Zanellato no bairro de Brida e disse que os moradores têm dificuldade de chegar nas suas casas. O vereador pediu para que a Secretaria de Obras faça a manutenção do trecho que tem cerca de 100 metros.
O vereador registrou que o posto de saúde de Santana não tem um telefone fixo para que as consultas sejam agendadas. De acordo com Odivaldo, a região de Santana, Rio Carvão e Rio Carvão Alto possui muitos idosos que não conseguem utilizar aplicativos de mensagens para marcar as consultas e acabam indo ao posto de saúde e perdendo a viagem porque muitas vezes não tem médico no dia.
Odivaldo destacou a feira de artesanato do Turco e disse que é um evento cultural de iniciativa particular que vem atraindo mais pessoas a cada evento. O vereador ressaltou que o evento reúne expositores de artesanato produzidos em Urussanga e região.
O vereador lembrou que o prefeito de Pedras Grandes entrou na justiça exigindo que o governo do estado repassasse os recursos para terminar a pavimentação da rodovia da Imigração que liga o município a Urussanga. “Saiu a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina dando razão ao município de Pedras Grandes e fazendo com que o governo aporte os recursos necessários para finalizar a obra. Eu peço aos deputados que falem com o governador para que não recorra da decisão e resolva isso. O governador tem faltado com Urussanga no que diz respeito às rodovias dos Mineiros e a Genésio Mazon”. Odivaldo destacou ainda que diversas obras de pavimentação e reformas em execução no município contam com recursos conquistados pelo Partido Progressista de Urussanga.
Colaboração: Wilson Adriani / Assessoria de Imprensa













































