Urussanga irá realizar uma programação especial em memória as vítimas da tragédia em Vajont, Longarone, na Itália. A programação inicia a partir desta segunda-feira, dia 9, com dobrar dos sinos e missa em italiano. Além disso, uma sessão especial na Câmara de Vereadores irá ocorrer na noite desta terça-feira, dia 10. Por conta das chuvas, outras atividades programadas para acontecer tiveram que ser canceladas. O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi com membros da diretoria executiva do Amici Di Longarone, Luiz Antônio Fabro e Névton Bortolotto. Ouça mais na íntegra:
A tragédia
Na noite de 9 de outubro de 1963, às 22h39, um enorme deslizamento de terra, proveniente do monte Toc, provocou uma gigantesca onda que transpôs a represa do Vajont, com seus 260 metros de altura, ocasionando o desastre.
Foram aproximadamente 260 milhões de metros cúbicos de rocha que desabaram dentro do reservatório da represa, provocando uma colossal onda que, passando por cima da represa sem destruí-la, produziu enorme pressão devastando tudo pela frente até atingir, principalmente, a cidade de Longarone provocando 1.910 mortes, sendo 487 crianças com faixa etária de 0 a 15 anos, segundo os dados oficiais.
Longarone – Itália foi devastada mudando a história daquele país e, também, de seus descendentes aqui no Brasil.
Mortos na tragédia do Vajont: Relação de alguns sobrenomes com famílias tradicionais urussanguenses
- Bettiol;
- Bona;
- Bratti;
- Cechinel;
- Damian;
- De Pellegrin;
- Fabro;
- Fontanella;
- Giordani;
- Manarin;
- Mariot;
- Mazzucco;
- Pilotto;
- Piva;
- Possamai;
- Rossetti;
- Sachett;
- Talamini;
- Zatta;
Acesse também:
Ligados na história: jornalista destaca sobrenomes das famílias vítimas da tragédia de Vajont