Apesar dos recentes acontecimentos políticos em Morro da Fumaça, a presidente do Legislativo, vereadora Jorgia Guglielmi (PSDB), reforça que os trabalhos continuam normalmente na Câmara de Vereadores. Na última terça-feira, dia 5, um vereador e dois servidores foram afastados em uma operação da Polícia Civil. Além disso, há uma situação que tem gerado polêmica na região: um outro vereador irá se ausentar por algumas sessões para tratar de assuntos particulares em um país da Europa. Em entrevista, a presidente Jorgia falou mais sobre as situações. Ouça:

 

Sobre a operação da Polícia Civil, a vereadora Jorgia destacou que os agentes não cumpriram mandados na Câmara de Vereadores, e sim na residência dos envolvidos. “Eu tenho cinco funcionários na Casa, hoje eu estou só com três, claro que isso dificulta muito os trabalhos, mas os trabalhos não vão deixar de serem feitos”, afirmou a presidente. “No mesmo dia, na sessão, eu já fiz o chamamento do primeiro suplente no lugar do vereador, então a partir de terça-feira, o novo vereador, primeiro suplente, estará ocupando a sua cadeira”, complementa. O vereador afastado foi o ex-presidente do Legislativo, Laênio da Silva (MDB).

Já sobre a situação envolvendo o vereador Robson Francisconi (PP), que faltará algumas sessões, Jorgia afirmou que, até agora, o parlamentar faltou três reuniões. A presidente ainda disse que o vereador a comunicou que faltaria algumas sessões para resolver questões particulares, mas que, segundo Jorgia, em nenhum momento ele disse que faltaria 15 encontros. “A gente vai ter um desenrolamento nos últimos dias a respeito disso, então eu creio que é uma coisa que até semana que vem já esteja normalizado”, ressaltou. Na tarde dessa quinta-feira, dia 7, o vereador solicitou licença de 120 dias, podendo voltar aos trabalhos a qualquer momento.

Mudanças de partido

Jorgia atualmente é integrante do PSDB, mas irá se filiar no Partido Liberal, o PL. Em entrevista, a presidente disse que a mudança já está em 99% e que, até o fim do mês, ela estará na nova sigla.