Através do Tecnova, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) estará aportando R$ 30 milhões para o desenvolvimento de produtos e processos em empresas. De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, o Tecnova busca fortalecer o desenvolvimento do ecossistema econômico e inovador do estado. É por isso que a Fapesc estará na Unesc nesta sexta-feira, dia 12, a partir das 9 horas, para falar mais sobre o Circuito Tecnova. O encontro acontece no Auditório Ruy Hülse. “Todas as pessoas que têm uma empresa que faturou até R$ 16 milhões em 2023, que é importante isso, poderão participar desse projeto”, ressalta.

Conforme Gisele, o aporte permitirá que as empresas participantes submetam seus projetos para desenvolver novas tecnologias, para ampliar o escopo exportador ou até mesmo para entrar no mercado internacional. “O Tecnova 3 tem essa finalidade, dar um aporte, um investimento de alta monta do Governo do Estado para fazer com que as empresas fortaleçam as suas atividades e agregue, em valor, naquilo que já fazem”, comenta. O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi. Ouça na íntegra:

 

A pró-reitora ainda destaca que o evento de sexta é gratuito. “A Fapesc estará detalhando as formas de participação e de que forma que essa participação pode acontecer”, explica. “Hoje nós temos um significativo movimento de empreendedores, sejam eles de startups, negócios em andamento, que às vezes não dispõem de um capital para poder fazer investimentos importantes no seu negócio, para dar uma aceleração”, comenta. “Eu recomendaria que todos os empreendedores, as pessoas que são pesquisadores também, prestadores de serviços, que queiram entender como isso funciona, é um grande momento para entender o edital, mas também se conectarem com outros parceiros para poder pensar em iniciativas conjuntas”, salienta Gisele.