O secretário de Saúde de Urussanga, Luan Varnier (MDB), solicitou licença para realizar uma viagem pessoal durante quatro dias. No requerimento administrativo, divulgado pelo próprio secretário, consta que será descontado do salário esses quatro dias de licença. No entanto, a situação gerou repercussão no município, principalmente após um vídeo divulgado nas redes sociais pelo vereador Ivan Vieira (PL). “Não é hora de viajar, não é hora de passear, é hora de trabalhar pela cidade, pela saúde de Urussanga”, destacou Ivan no vídeo. O assunto foi abordado em entrevista no programa Comando Marconi com o vereador Ivan, que fez a cobrança sobre a situação, e com o secretário Luan, que contou os motivos de sua viagem.
Em entrevista, Ivan disse que a Secretaria de Saúde de Urussanga está passando por vários problemas. “Eu acho que não seria o momento para o secretário de Saúde estar indo viajar, sair do município. Acho que nós precisávamos dele aqui tentando resolver, a gente sabe da vontade dele de que quer fazer, que quer trabalhar, que quer ajudar a cidade na área da saúde e não ficou bom essa viagem neste momento”, afirmou. “Ele colocou que está trabalhando de lá, a gente sabe que não se consegue fazer um trabalho bem feito lá de Porto de Galinhas, aqui na cidade de Urussanga, com as pessoas procurando recursos na saúde”, completou.
Após algumas pessoas questionarem sobre a situação em grupos de conversas, Ivan foi pesquisar sobre o assunto. Através das redes sociais de outras pessoas que estão na mesma viagem, Ivan descobriu onde o secretário Luan estava. “Acabei descobrindo e vi nosso secretário lá em Porto de Galinhas passeando enquanto as pessoas estão em filas de espera”, disse. “Isso não é cabível, não está certo. Eu quero mesmo de verdade que ele faça um ótimo trabalho dentro da saúde porque quem vai ser mais beneficiado vai ser a população, o que ele precisar da minha ajuda eu vou estar ajudando, mas isso é inadmissível”, comentou ainda. “Eu não tenho partido tá, repito: eu não tenho partido, meu partido é trabalhar pela cidade daqui nesses quatro anos como vereador”, acrescentou.
Ouça a entrevista completa realizada com o vereador Ivan:
Também em entrevista, o secretário Luan expressou o seu respeito à Câmara de Vereadores, já que está licenciado da função para atuar na Saúde. “Ele tem que fiscalizar e é isso mesmo, tem todo o meu aval. Porém, não pode faltar com a verdade, eu sempre prezei em falar a verdade”, salientou. “Quando a gente vem viajar é com muito esforço, contando moedinha para poder pagar de um ano para o outro, porque se não você não consegue fazer esse tipo de viagem. Passei dia 10 de fevereiro, foi meu aniversário, eu nunca saí para viajar a não ser a trabalho, sempre precisei ir a trabalho, então nunca tive essa oportunidade e acabei ano passado pagando essa viagem. Só que eu jamais esperaria que seria secretário municipal e a viagem estava paga e eu precisei vir, só que aí não tinha outra opção. Como eu estava como secretário, eu imaginei, se eu vou para essa viagem, vou solicitar a não remuneração porque é dinheiro público, a gente tem que respeitar o dinheiro público, mas vou para a viagem”, esclareceu.
Mesmo estando em Porto de Galinhas, Luan afirmou que está assinando algumas demandas de forma virtual. “‘Ah Luan, mas não dá para fazer tudo’. Não, mas nós temos uma equipe dentro da secretaria, cada um com as suas delegações, com suas funções, está funcionando tudo normalmente”, disse. “Eu até gostaria de que o vereador trouxesse na próxima semana para a gente o que não está dando certo. Já solicitei para a equipe, para os gerentes dos postos de saúde, um relatório, e depois nós vamos apresentar esse relatório publicamente do que não está dando certo, da onde que não tem um bom atendimento. A gente sabe que há infiltração em postos de saúde, que há fila em postos de saúde, que há dificuldade para pegar receita de remédio controlado, mas ao mesmo tempo a gente também está enaltecendo o que há de bom dentro da nossa administração”, acrescentou. “O nosso trabalho está aí, não vi o vereador comentando sobre todas as ações”, afirmou ainda.
Confira a entrevista concedida pelo secretário Luan:
Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi 99.9 FM.