A Secretaria de Assistência Social de Urussanga é composta por conselhos, nas mais diversas áreas, que discutem assuntos e buscam melhorias para o município. É o caso do Conselho do Idoso, Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho da Assistência Social e do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Os conselhos realizam conferências, com a participação dos órgãos públicos e da sociedade civil, com o objetivo de debater demandas e melhorias para a cidade.

O programa Comando Marconi abordou mais sobre a importância desses conselhos em entrevista com a secretária de Assistência Social, Izolete Duarte Vieira, com a presidente do Conselho do Idoso, Katia Regina De Bona Aguiar, com a vice do Conselho da Criança e do Adolescente, Tainá Silva Ribeiro, com a presidente do Conselho de Assistência Social, Lucimere Nezi, e com a presidente do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Maria Alice Júlio Batista. Ouça na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Conforme Izolete, diversas conferências foram promovidas nos últimos meses e outras serão realizadas ainda neste ano. Uma delas que já foi realizada foi a terceira Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas públicas de proteção integral, com respeito a diversidade” foi o tema, no qual diversos assuntos foram debatidos e apresentados na conferência estadual.

O Conselho de Assistência Social realizou a sua conferência na semana passada, com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. De acordo com Lucimere, a participação da população foi fundamental para a elaboração de novas propostas e sugestões. Todos os assuntos colaboram com o desenvolvimento da área em Urussanga.

Já a conferência do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada em outubro. Segundo Alice, é muito importante que as pessoas com deficiência e suas famílias participem, já que diversas melhorias para a cidade serão discutidas durante o encontro. Clique aqui e saiba mais da conferência.