A comunidade do Rio Carvão, em Urussanga, irá celebrar a festa em honra a Madona Della Salute neste final de semana. O sábado (20) e domingo (21) serão marcados por uma programação especial em homenagem às 31 vítimas da explosão da Mina Santana, ocorrido em 1984. Serão realizadas missas, procissões e celebrações durante estes dois dias. O evento marca a volta das festividades religiosas e faz parte da campanha Fé, Paz e Clima promovido pelo Instituto Arayara em parceria com o Observatório do Carvão Mineral (OCM), Conselho Pastoral Paroquial, a Associação Comunitária do Rio Carvão (Acric), e a paróquia Nossa Senhora da Conceição. A Rádio Marconi também está apoiando a iniciativa.

O convite deste ano apresenta fotos históricas da devoção religiosa à padroeira Nossa Senhora da Saúde e da luta da comunidade em prol da recuperação das áreas degradadas pela mineração e seus rejeitos. A diretora administrativa do Instituto Arayara de Educação e Cultura, Suelita Röcker; o analista sênior, Marcos Aurélio Espíndola; A conselheira Pastoral Paroquial, Irene Maria Naguel Ceron; o representante da Acric, Marlon Augusto Ceron; e a voluntária Brígida Mariot participaram de entrevista no programa Comando Marconi. Os organizadores falaram sobre a programação da festa e sobre o objetivo dela. Ouça na íntegra a seguir:

Parte 01

 

Parte 02

“Depois de longas conversas resolvemos, conjuntamente, em realizar essa procissão em homenagem, resgatando esses 31 mineiros que faleceram nesta explosão, e não só esses 31 como todos os outros que no decorrer desta extração foram vítimas desta extração poluente e tóxica que é a a extração do carvão”, frisou Suelita. A diretora administrativa ainda acrescentou que a iniciativa que será realizada no Rio Carvão também contribui para resgatar a comunidade e trazer novas expectativas sobre a geração de energia. Marcos Aurélio também reforçou que o Instituto Arayara vem realizando tratativas com a comunidade do Rio Carvão para que o evento seja feito todos os anos. “Rememorar é um ato de identidade, a importância que a memória tem nas relações de poder também é fundamental”, afirmou.

Confira a programação completa da festa em honra a Madona Della Salute, no Rio Carvão, a seguir:

Dia 20 de Novembro (Sábado)

18h30min

  • Procissão em homenagem às “Vítimas do Carvão”: VIDA, FÉ e NATUREZA
  • (saída próximo às residências da Família Frasseto);
  • Homenagem à “Nossa Senhora da Saúde” – Padroeira;

19h30min

  • Chegada da procissão Vida, Fé e Natureza à Igreja Nossa Senhora da Saúde;
  • Missa festiva cantada pelo “Coral Santa Cecília”;
  • Participação especial do grupo de jovens ‘‘Oração Emanuel’’;
  • Logo após a missa haverá roleta, bazar, etc.

Dia 21 de novembro (Domingo)

Dia da Padroeira

10h

  • Missa festiva com a Bênção da Saúde;
  • Apresentação musical / religiosa: Natal José;
  • Logo após a missa haverá almoço com churrasco e acompanhamentos.

Instituto Arayara

Há 29 anos, o Instituto Arayara é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que nasceu da parceria entre cientistas, gestores urbanos, engenheiros, urbanistas e ambientalistas. O Instituto trabalha com as comunidades vítimas dos combustíveis fósseis e de sua exploração. A organização promove mudanças sociais por meio da educação ambiental e ativismo político na busca pelo uso mais eficiente das matrizes energéticas e do amplo direito à terra. A missão do Instituto Arayara é criar e defender uma sociedade sustentável, na qual os cidadãos tenham acesso à uma vida com justiça social, ambiental, cultura e econômica e que se engajem ativamente na transformação positiva do mundo em que vivem. Os trabalhos estão presentes no Brasil, Portugal, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Marrocos, Alemanha, Japão, Colômbia, República Dominicana, Jamaica, Panamá, Canadá e África do Sul.

Leia mais sobre a tragédia da Mina Santana acessando abaixo

Tragédia da Mina Santana completa 37 anos nesta sexta-feira (10)