Na noite desta quinta-feira, dia 25, o Criciúma comunicou o desligamento do gerente de futebol Alex Brasil. O presidente do clube, Vilmar Guedes, concedeu entrevista ao programa Comando Marconi, na manhã desta sexta, dia 26, e falou sobre a saída do profissional. “O Alex esteve conosco por um ano e onze meses, é um período longevo, considerando as práticas do futebol brasileiro. Ele nos ajudou em conquistas importantes, históricas do Criciúma. Sua foto e seu DNA estão cravados na história do clube e nós somos muito gratos por tudo que ele ofereceu nesse período que passou pelo Criciúma”, disse Vilmar Guedes.

O presidente não detalhou o motivo da saída do agora ex-gerente de futebol. No entanto, comentou sobre uma possível insatisfação de Alex por estar longe de sua casa. “A família do Alex é de São Paulo e tem um desgaste natural, porque as pessoas não imaginam alguém longe de casa, longe dos seus familiares, em um hotel solitário. Então, esse desgaste é natural. Obviamente que nós tínhamos algumas diferenças, todas eram gerenciáveis, mas nós recomendamos um acordo e decidimos pela saída do Alex. Ele volta, de repente, para o mercado do sudeste, mais próximo de sua casa”, comentou o presidente.

O cargo de gerente de futebol será comandado interinamente, até o início de agosto, pelo então coordenador geral Wilson Vaterkemper. “Ele vai nos ajudar nesse período da janela. Vamos trabalhar junto com o departamento de análise e com a equipe técnica para que sejam identificados e prospectados novos reforços. Algumas contratações já estão em estágio mais avançado e vamos tentar suprir algumas pequenas necessidades que temos. Temos uma boa equipe, mas precisamos de algumas contratações pontuais. Vamos fazer essas contratações e a vida segue”, explicou Guedes.

Questionado sobre os próximos passos após a demissão de Alex Brasil, o presidente Vilmar Guedes afirmou que o clube agirá com calma e respeitará os processos. “Precisamos suprir com calma, com muita serenidade, essa necessidade, esse espaço que era ocupado pelo Alex Brasil. Eu recebi mais de 80 currículos após o anúncio da saída do Alex Brasil. O Criciúma é um produto que é um atrativo e precisamos fazer esse processo com cuidado”, destacou. “O foco será na gestão comercial para que possamos, rapidamente, ou em um período adequado, com muita calma e sem atropelos, como sempre foi e sempre será no Criciúma, preencher essa posição”, completou o mandatário.

Sobre as contratações, o presidente Vilmar Guedes afirmou que o clube também irá agir sem pressa. A janela de transferências abriu no dia 10 de julho e fecha no dia 2 de setembro. “Precisamos de três, talvez quatro atletas no máximo. Faremos isso com calma, dentro do prazo da janela. É claro que, quanto antes concluirmos a operação, melhor, mas não estamos ansiosos. Muito pelo contrário, estamos sendo prudentes. Este é o momento de agir com sabedoria para tomar decisões com um alto nível de assertividade. É assim que tem sido no Criciúma e é assim que continuará sendo”. 

Reação de Alex Brasil

O ex-gerente de futebol Alex Brasil recebeu com surpresa o comunicado de sua saída. A direção executiva do clube o informou por volta das 17h30 desta quinta-feira, após o treinamento no CT Antenor Angeloni. Brasil esperava mais uma reunião corriqueira sobre a janela de transferências e o planejamento, mas foi surpreendido pelo presidente Vilmar Guedes.

No comunicado de saída, o clube pretendia anunciar o desligamento em comum acordo. No entanto, Alex Brasil negou essa versão e solicitou que fosse registrado que ele foi desligado do cargo.

Leia o comunicado oficial do Criciúma Esporte Clube: 

O Criciúma Esporte Clube anunciou nesta quinta-feira (25/07) o encerramento do contrato do gerente de futebol Alex Brasil. O gestor chegou ao clube em novembro de 2022 e esteve à frente do futebol nas campanhas do bicampeonato Catarinense, da conquista da Recopa estadual e do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.

 O cargo será chefiado interinamente até o início de agosto pelo então coordenador geral de futebol do clube, Wilson Vaterkemper, o Wilsão. 

 Agradecemos o profissionalismo de Alex Brasil nestes quase dois anos de dedicação ao Criciúma e desejamos sucesso nos próximos desafios.

De Marco Antonio Medeiros