Não acontecerá a Festa do Vinho em 2024. A informação foi divulgada pelo prefeito interino de Urussanga, Jair Nandi (PSD), em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, dia 8. Em sua fala, Nandi afirmou que não há recursos o suficiente nos cofres da prefeitura. “A Festa do Vinho foi uma decisão muito dura, confesso para vocês que no início eu não queria ceder, porque eu sei que é um produto, que é o comércio, as entidades civis organizadas, é o vinho, que é um produto nosso, que é fantástico”, comentou. Conforme Nandi, se a festa fosse realizada, haveria falta para a Saúde e outras pastas.

Na coletiva, o prefeito interino comentou que o presidente e o vice da Comissão Central Organizadora (CCO) da Festa do Vinho já haviam sido definidos, e que o tempo curto para o evento não era um obstáculo. A princípio, Emílio Della Bruna e Rodrigo Fontanella seriam o presidente e o vice, respectivamente. “Eles estavam muito dispostos, já estavam se organizando. Domingo à noite eu pedia a eles ‘segurem’, e já estavam conversando com as pessoas. Nós iríamos realizar e haveria porque as pessoas que foram conversar estavam muito dispostas. Mas é aquilo que eu falei. Nós não podemos caminhar no sentido de fazer um evento, que ele é importante para a gente. Eu não tenho dúvida da importância que é esse evento para a cidade. Porém, a nossa defesa aqui e com a soberania da Câmara, as entidades, deverão comprar essa ideia, que ela seja feita de dois em dois anos, nos anos pares e não no ano par, que daí coincide com a eleição, o Ritorno. Ritorno para manter a nossa identidade, a nossa cultura”, afirmou.

Neste ano, a Festa do Vinho completa 40 anos de história e, por isso, era esperado uma edição especial. Segundo Nandi, a administração decidiu que uma discussão será realizada com as entidades para definir um projeto para a Festa do Vinho de 2025, em comemoração aos 40 anos. “A Festa do Vinho tem que ser feita a cada dois anos, ano ímpar, não tem que ser ano eleitoral e se faça o Ritorno. Essa é a nossa leitura, se faz um grande evento, mas isso tem que discutir com as entidades, tem que discutir com as pessoas”, acrescentou. Mesmo sem a Festa do Vinho, Nandi garantiu que o aniversário de 146 anos de Urussanga, que ocorre no final deste mês, será realizado. A festa de aniversário vai acontecer nos dias 25 e 26 de maio e a programação deve ser divulgada pelo Departamento de Cultura e Turismo.

O vice prefeito assumiu a administração em 17 de abril, após a prisão preventiva de Luis Gustavo Cancellier, investigado na Operação Terra Nostra, da Polícia Civil. LEIA MAIS AQUI.