A prefeitura de Cocal do Sul se manifestou sobre a operação “Control C”, deflagrada pelo Grupo Especial Anticorrupção (Geac) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), na manhã desta quinta-feira, dia 27. Em nota, a administração afirmou que, no município, a operação está relacionada a um processo de licitação de 2022 para prestação de serviços de cessão de licença de uso de software para gestão da área da saúde.

O advogado do município, doutor Rafael Colombo, que participou de entrevista em nome da administração, contou que se tratavam de mandados de busca e apreensão de equipamentos da Secretaria de Saúde, como computadores,  além de um processo licitatório. “É necessário frisar, deixar bem claro, que o processo licitatório, que deu origem a essa operação, pelo menos aqui no âmbito do município de Cocal do Sul, refere-se a uma licitação para contratação de software para a Secretaria de Saúde realizada no ano de 2022. Então, essa tese seria o objeto de busca e apreensão efetuada hoje pela manhã aqui em Cocal do Sul”, reforçou.

Além de Cocal do Sul, a megaoperação também cumpriu mandados em prefeituras ou em endereços de pessoas físicas e jurídicas de outras 16 cidades de Santa Catarina, como Florianópolis, Jaguaruna, Tubarão, São Ludgero e Laguna. Conforme Colombo, algumas informações indicam que o mandado cumprido é oriundo do Tribunal de Justiça. “Então, eventualmente, pela natureza do mandado, há prefeitos prefeitos sendo investigados também, quando essa ordem parte do Tribunal de Justiça é porque existe foro privilegiado”, disse. “Nós não sabemos necessariamente de quais cidades são, mas provavelmente existem prefeitos envolvidos nas investigações”, acrescentou.

Ouça a entrevista completa com o advogado Rafael para a Rádio Marconi:

 

A reportagem da Rádio Marconi solicitou entrevista para o ex-prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Fáveri, que informou que não foi notificado sobre a situação e que não tem conhecimento do que se trata a operação. A emissora também contatou a vereadora Glícia Pagnan, ex-secretária de Saúde, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Confira a nota divulgada pela prefeitura

Nota Oficial

Prefeitura Municipal de Cocal do Sul

O Governo Municipal de Cocal do Sul esclarece a toda a população que a Operação “Control C”, conduzida pelo GAECO e que esteve na Prefeitura Municipal na manhã desta quinta-feira (27), está relacionada ao processo de licitação 5/FMS2022, pregão 1/FMS2022 para prestação de serviços de cessão de licença de uso de software para gestão da área da saúde.

Ressalta-se que a atual administração não possui qualquer envolvimento com os fatos investigados e reafirma o compromisso com a TRANSPARÊNCIA e LEGALIDADE.

O Governo Municipal está à disposição das autoridades policiais para facilitar a identificação de quaisquer documentos que sejam relevantes e necessários para ajudar nas investigações.

Entenda mais:

GAECO e GEAC deflagram Operação “CONTROL C” para combater fraudes em licitações