Em “Patriarcas”, o escritor e historiador Benício Marcos Spillere apresenta a história de 60 homens que foram importantes para o desenvolvimento do distrito de Caravaggio, em Nova Veneza. Essa é a quinta obra do autor, conhecido por seu trabalho em preservar a cultura e a história da região. Outro livro de destaque de Benício é o “Mães de Caravaggio” (CONHEÇA MAIS AQUI). De acordo com Spillere, “Patriarcas” reúne histórias que marcaram a trajetória do distrito, desde a chegada dos imigrantes italianos, em 1891, até os dias atuais. “São relatos de homens que desempenharam papéis essenciais no desenvolvimento da comunidade. O trabalho árduo desses patriarcas reflete o compromisso com as tradições, a religiosidade e o progresso do distrito”, afirmou.
Em entrevista, o autor contou que os 60 homens presentes no livro já são falecidos. “Todos que estão no livro nasceram, viveram ou trabalharam em Caravaggio, mas todos constituíram famílias no Caravaggio. Todos eles têm a sua história e o seu legado, cada um com a sua realidade, uns com empresas, outros com trabalho. Enfim, ali tem patrão e tem empregado também ao mesmo tempo”, disse. “Nós fizemos um trabalho de pesquisa muito parecido entre um personagem e outro. Cada um contando a sua história dentro da sua realidade”, complementou Benício. O autor participou de uma entrevista especial no programa Ponto de Encontro e falou mais sobre o livro “Patriarcas”. Ouça mais:
Parte 01
Parte 02
Sobre o autor
Benício Marcos Spillere nasceu em 31 de dezembro de 1965, em Caravaggio, Nova Veneza. Filho de Jerônimo Spillere e Aurora Milanez Spillere, é bisneto de imigrantes italianos. Casado com Patrícia Greice Aparecida Spillere, é pai de dois filhos: Caetano, de 15 anos, e Antônia, de 3 anos.
Historiador e escritor, Benício é um apaixonado pela cultura e história do distrito de Caravaggio. Há mais de três décadas, dedica-se a resgatar e preservar a memória da comunidade, com destaque para o projeto Fogletin Della Montagna, um jornal mensal gratuito que edita e distribui para os moradores. Em 2021, o Fogletin Della Montagna evoluiu para uma editora.
“Patriarcas” é o quinto livro de Benício, somando-se às obras anteriores: Aqui se Fala Assim (volumes I e II), que resgatam expressões culturais e a linguagem local de forma humorística; Dovílio Spillere: A História do Patriarca da Metalurgia em Caravaggio, que narra a trajetória de um personagem central no desenvolvimento econômico e cultural social do distrito; e Mães de Caravaggio, uma homenagem às histórias de 60 mães que marcaram a comunidade.
Pelo seu trabalho dedicado à preservação da história local, Benício recebeu três homenagens da Câmara de Vereadores de Nova Veneza. Em novembro de 2022, quando o Fogletin Della Montagna completou 30 anos, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por proposição do deputado estadual Marcos Vieira. Em junho de 2023, foi reconhecido pela Câmara Federal, em Brasília, por iniciativa da deputada federal Geovania de Sá, que registrou sua fala nos anais da casa.
Apelidado de “Guardião da História de Caravaggio”, Benício é reconhecido por sua dedicação, amor e respeito à história de seus conterrâneos. Humilde e grato, continua a trabalhar para compartilhar o legado cultural de sua terra.
Como adquirir o livro
Patriarcas está à venda por R$ 70. Interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (48) 98876-9494.
Colaboração: Cris Freitas / Assessoria de Imprensa