A ozonioterapia é um recurso natural que ativa os processos endógenos, no qual ao entrar em contato com os fluidos corpóreos, gera reações físico-químicas que promovem benefícios ao organismo. A explicação é do doutor Álvaro Lopes Quintas Neto, fisioterapeuta e especialista em ozonioterapia. Conforme o profissional, o tipo de terapia existe há séculos, no qual existem diversas patologias e disfunções que podem ter o tratamento complementar com ozonioterapia, potencializando outros métodos quando somados.

O doutor Álvaro explica que o ozônio pode ser aplicado para diversas finalidades. “Como forma sistêmica, a parte sanguínea, que a gente tem as questões de auto-hemoterapia maior através do sangue. A gente tem aplicações via musculares, passa por patologias, disfunções musculares, as articulares”, comenta. Na área das patologias, pessoas com artrose ou disfunções ortopédicas podem estar optando pelo método terapêutico. O fisioterapeuta Álvaro foi professor do especialista de Urussanga, doutor Marcelo Neves. Marcelo é referência na região em aplicação de ozonioterapia. O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro. Confira na íntegra:

 

Neto ressalta que a ozonioterapia potencializa os efeitos de outros tratamentos, como a hérnia de disco. O especialista explica que qualquer disfunção no organismo causa a hipóxia, que é a falta de oxigenação nos tecidos da célula. “O ozônio acaba potencializando essas reações, pegando essas células que estão adoecendo e trazendo elas para a parte saudável”, comenta. “A gente tem que achar a causa, achando ela, vamos tratar aí com outros recursos da fisioterapia”, afirma. “Não existe uma técnica soberana, então a gente tem que somar, integrar, fazer uma terapia combinada”, completa.

No entanto, há disfunções em que não se consegue recuperar totalmente. “Uma artrose é um desgaste natural, a gente não consegue, um desgaste de cartilagem uma vez perdido a gente não consegue retomar ela de novo. Porém, a gente consegue pegar essas células que estão adoecendo e tornar elas saudáveis novamente. Então isso é uma prevenção, retardando a evolução naquela doença ou até mesmo restaurando”, esclarece Álvaro.

Saiba mais no Instagram acessando aqui. Marcelo Neves atende em seu consultório ao lado do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga. Agende uma consulta ou, se preferir, atendimento em domicílio. Clique aqui e acesse o WhatsApp.

Leia também:

Marcelo Neves: ozonioterapia também é indicada para cicatrização de feridas