Exportações catarinenses de carnes de aves seguem em crescimento e fecham o mês de julho com alta de 7,6% no faturamento. Principal produto na pauta de exportações de Santa Catarina, os envios de carne de aves geraram uma receita de US$ 164,4 milhões no último mês com 93,9 mil toneladas vendidas para o exterior, 13,7% a mais do que em junho.

Na manhã desta segunda-feira (14), durante entrevista concedida no programa Comando Marconi, o secretário da Agricultura do Estado, Moacir Sopelsa, ressaltou a tradição de Santa Catarina no agronegócio. “Contamos com 18 mil produtores integrados às agroindústrias e o setor de carnes gera quase 60 mil empregos diretos em frigoríficos. O estado é berço das principais empresas do setor de carnes do Brasil” explica o secretário .

Ouça:

 

Durante a conversa, Sopelsa falou ainda sobre a assinatura do termo de cooperação para fomentar a liberação de financiamento para suinocultores pelo plano Safra. O acordo entre as três instituições permite que os produtores liberem o crédito do programa com a apresentação do protocolo de pedido de licenciamento ambiental na Fatma.

Para o secretário, essa é uma ação importante e que demonstra o esforço do Governo do Estado em apoiar um setor que produziu 969 mil toneladas de proteína animal em 2016. “É um incentivo ao agronegócio, sem deixar de lado a preservação do meio ambiente. Esse acordo permite que os suinocultores invistam em suas propriedades com mais tranquilidade. É uma ação que pode ser replicada em outros setores e que pode facilitar a vida dos produtores rurais”, afirma Moacir Sopelsa.