Até o fim deste mês, os moradores de Cocal do Sul poderão conferir a exposição “Povos Indígenas: registros dos povos Xoklengs em Orleans e região Sul catarinense”. A exposição foi aberta na noite dessa segunda-feira, dia 12, no Museu Municipal Venício Búrigo, e seguirá até o dia 30 de agosto. Todo o acervo pertence ao Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans. De acordo com a diretora do Museu e integrante do projeto, Valdirene Böger Dorigon,  a exposição é itinerante.

Conforme Valdirene, a exposição destaca especificamente os povos Xoklengs que viveram no Sul do estado. “Esses povos, que com a colonização europeia acabaram sendo extintos pelos europeus. Então, a gente trouxe uma exposição com objetos desses povos, imagens dos últimos indígenas que, até 1940, habitavam a região do interior de Orleans, e documentos que mencionam o envolvimento dos povos indígenas com a imigração”, explica. “Além da exposição, nós temos um catálogo sobre a exposição que os professores que vierem visitar, e as pessoas também, podem estar levando para casa para ter um material de apoio para estudo, para pesquisa, e o pessoal vai poder ter mais informação a respeito desses povos indígenas”, complementa.

O assunto foi abordado com mais detalhes em entrevista na Rádio Marconi com a diretora Valdirene. Ouça na íntegra:

 

O horário da exposição será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Escolas que quiserem levar seus alunos podem estar agendando diretamente com o museu de Cocal do Sul. A exposição é gratuita e aberta a toda a população.