A Igreja Católica deu início a uma importante etapa: a vivência da Semana Santa. As celebrações iniciaram no último dia 13, com o Domingo de Ramos, e se encerram no dia 10, Domingo de Páscoa. “Santa, porque, nessa semana, acontecem os maiores acontecimentos da vida de Jesus nessa semana, principalmente no chamado Tríduo Pascal. Tríduo Pascal que é quinta, sexta e sábado de Aleluia, sábado da vigília pascal”, conta o vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, padre Valdemar Carminati. “Nós estamos vivendo uma semana especial, uma semana de retiro, poderíamos dizer, de reflexão. Nessa semana deveria estar em primeiro plano a nossa reflexão, a meditação, a gente realmente se colocar diante da realidade, por exemplo, a gente podia ler o evangelho, como o evangelho que se proclamou no domingo”, acrescenta.
O sacerdote também explica a importância da celebração do domingo de ramos. “O domingo de ramos é a entrada de Jesus em Jerusalém, e essa entrada, pela multidão, foi interpretada de uma maneira, e é claro que Jesus tinha outra interpretação, mas ele aceitou aquela homenagem, aquele clamor, aquele bendito que vem em nome do Senhor, tudo isso, toda essa aclamação que ele recebeu entrando solenemente. E o povo então muito imaginava, entretanto, vai ser o nosso rei, vamos aclamá-lo, etc. Mas Jesus tinha um outro caminho, um outro projeto dele, tinha um outro rumo, outra maneira de viver, de estabelecer o seu reino, um reino diferente”, salienta. Dessa forma, as celebrações de domingo de ramos representam a caminhada do povo, indo a Jerusalém junto a Jesus.
Para Valdemar, o importante das celebrações da Semana Santa é o que a liturgia propõe. O assunto foi abordado com mais detalhes em uma entrevista especial com o padre Valdemar no programa Ponto de Encontro. Entenda mais na íntegra:
Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi 99.9 FM.
Ver essa foto no Instagram