A Rádio Marconi, emissora de 72 anos de história, fez um trabalho nunca visto antes na 21ª Festa do Vinho. Com quase 60 horas, a Rádio Marconi transmitiu, em áudio e vídeo, das 7h às 23h, tudo o que aconteceu no evento durante cinco dias. Todos os programas foram feitos no Estúdio Parque A Voz dos Vinhedos. Todo o trabalho realizado teve apenas um objetivo: divulgar a cidade de Urussanga, a importância da Festa do Vinho e todos os serviços que as entidades e associações sociais e culturais realizam em prol do município.

Na véspera da Festa do Vinho, no dia 8 de agosto, a Rádio Marconi, assim como todas as entidades, foi informada sobre os valores da contrapartida para a utilização dos espaços do Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. É de praxe que todas as associações paguem o valor. No entanto, as entidades tiveram uma surpresa ao saber que os valores cobrados foram maiores do que os dos outros anos, com reajuste expressivo. Um decreto, com a data de 19 de maio de 2023, instituía uma comissão com cinco pessoas para avaliarem os espaços de cada entidade no Parque Municipal, emitindo laudos avaliatórios dos bens. O decreto com os valores de cada entidade foi publicado no dia 28 de julho, sendo que as entidades souberam dos valores dias depois. A pergunta que fica é: quais foram os critérios avaliados que geraram os valores cobrados? E por que os valores só foram repassados um dia antes da Festa do Vinho?

A Rádio Marconi, que é uma fundação, também precisa pagar o valor da contrapartida. Porém, até o momento não foi pago, já que a emissora quer saber os critérios de avaliação e os motivos do valor ter sido tão elevado. Por conta disso, na sexta-feira de Festa do Vinho, no dia 11 de agosto, a prefeitura de Urussanga emitiu uma notificação extrajudicial para a Rádio Marconi, informando que a emissora somente poderia participar do evento mediante a assinatura do termo e do pagamento da contrapartida. O documento informava ainda que a emissora teria apenas uma hora para se manifestar sobre, correndo risco de não utilizar mais o Estúdio Parque, em plena cobertura da Festa do Vinho.

Através da assessoria jurídica, a Rádio Marconi encaminhou à prefeitura uma contranotificação extrajudicial. No documento, é destacado que a emissora utilizou o espaço concedido no limite do contrato, “não existindo qualquer ato irregular na permanência da Fundação Marconi na XXI Festa do Vinho”. A emissora informou ainda que o assunto referente aos valores deveria ser debatido a partir do dia 14 de agosto, após a Festa do Vinho, com a presença de entidades e autoridades para prestação de contas.

Na mesma sexta-feira, o prefeito de Urussanga Luis Gustavo Cancellier (PP) concedeu uma entrevista para uma rádio de Criciúma. Na entrevista, o prefeito afirmou que há uma organização criminosa na cidade que quer cassar seu mandato. Ele ainda comentou que “existe, realmente, a opinião pública de Urussanga comprada, muito claramente os veículos de comunicação de Urussanga, todos eles, alinhados a esse grupo”. O prefeito se referia às comissões que existiram na Câmara de Vereadores, no qual poderia ter seu mandato cassado. O motivo envolve a Operação Benedetta, deflagrada pela Polícia Federal em maio de 2021.

Quebra de sigilo: Saiba dos crimes dos 12 réus da Operação Benedetta

A Rádio Marconi não é comprada. Os jornalistas, locutores e profissionais da emissora não são comprados. Opinião é diferente de notícia. Quando se fala que o prefeito de Urussanga esteve afastado por mais de um ano do cargo por conta da operação da Polícia Federal não é opinião, é fato, é notícia. Tudo isso foi comentado ainda nessa segunda-feira, dia 14, pelo apresentador do Comando Marconi, o Joel Bernardo. No mesmo dia, uma nova notificação extrajudicial da prefeitura de Urussanga para a Rádio Marconi: cópia da gravação do programa na íntegra. Seria essa uma forma de intimidar a emissora? Porque não deu certo. A Rádio Marconi continua. Continua batalhando por uma imprensa livre, imparcial e que presta serviços para Urussanga e toda a região.

Assunto foi destaque no programa Comando Marconi desta terça-feira, dia 15. Confira: