Na véspera de uma votação importante para o município de Urussanga, dois vereadores do Partido Progressista (PP), sigla do prefeito afastado Luis Gustavo Cancellier, apresentaram à Câmara Municipal diagnósticos positivos para a Covid-19. Thiago Mutini e José Carlos José, o Zé Bis, não participarão da votação para abertura ou não da Comissão de Investigação e Processante na noite de hoje, 1º de fevereiro, que tem por finalidade apurar denúncia de possível prática de infrações político-administrativas por parte do prefeito afastado. Segundo a Rádio Marconi apurou, os dois exames do novo coronavírus foram entregues ontem (31) ao Legislativo.

De acordo com Elson Roberto Ramos, presidente da Câmara, a ausência dos vereadores não impedirá a tramitação da votação, ocorrendo normalmente a partir das 19h. A primeira reunião ordinária do ano terá transmissão ao vivo nas ondas da 99.9 FM.

Esta é a segunda vez que a discussão ganha espaço na Casa do Povo. Em setembro de 2021, o ex-vice-prefeito, Luiz Henrique Martins, e o ex-suplente de vereador, Júlio Bonetti, haviam protocolado o primeiro pedido de formação de Comissão Processante, porém os vereadores da base aliada ao governo barraram a abertura da comissão.

Relembre o caso e saiba voto a voto 

No dia 21 de setembro de 2021, a Câmara de Vereadores de Urussanga rejeitou o pedido para abrir uma Comissão Processante para analisar o pedido de cassação do mandato do prefeito Luis Gustavo Cancellier. Com quatro votos contrários e cinco favoráveis à criação da CP, a denúncia foi arquivada. Veja abaixo como votou cada parlamentar:

VOTARAM NÃO:

  • Odivaldo Bonetti (PP)
  • Thiago Mutini Partido (PP)
  • José Carlos José (PP)
  • Rozemar Sebastião Partido (PDT)

VOTARAM SIM:

  • Elson Roberto Ramos Partido (MDB)
  • Ademir Bonomi (MDB)
  • Luan Francisco Varnier (MDB)
  • Daniel Rejes Pereira Moraes (PSD)
  • Fabiano Murialdo De Bona Partido (PSDB)

Sessão é encerrada por protestos

Em seguida da votação polêmica, o então presidente da Câmara, Odivaldo Bonetti, encerrou a sessão após manifestantes impedirem a sequência da reunião, com protestos contra e a favor da decisão.

Leia também: 

Vereadores de Urussanga votam hoje à noite a abertura ou não da Comissão de Investigação e Processante

Esclarecimento

Após a publicação da reportagem, o vereador Thiago Mutini entrou em contato com a emissora. O político relatou que apresentou sintomas leves da doença no início da última semana. Na segunda-feira, dia 24, Mutini procurou a Secretaria Municipal de Saúde para realização do teste e atendimento. Na oportunidade, o teste de antígeno apontou resultado negativo para a doença. Seguindo orientação médica, um reteste foi realizado na quinta-feira (27/01). Ao realizar o segundo procedimento, o vereador urussanguense testou positivo para o novo coronavírus. Desde então, o parlamentar passa bem, e cumpre isolamento domiciliar.

Da Redação / Gustavo Marques