O Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, passará a ser elevado à Basílica Menor a partir de domingo, dia 8. É a Semana de Oração pelo Rito de Dedicação e Elevação do Santuário à Basílica Menor, no qual cada dia contará com uma celebração especial. De acordo com o reitor do santuário, padre Antônio Vander, a primeira celebração, no dia 8, inicia às 18 horas. Na oportunidade, o bispo Dom Jacinto Inácio Flach e o padre Vander receberão as vestes. “Também, nesse momento tão especial, vamos ter a caminhada da Luz, uma caminhada especial após o término da santa missa, é um momento aonde vamos vivenciar, de forma muito profunda, o início desta preparação”, destaca o sacerdote.

Na segunda-feira, dia 9, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, padre Giliard Cesconetto Gava, celebrará a missa em latim, língua oficial do Vaticano. A celebração ocorrerá a partir das 19 horas. Conforme Giliard, os padres Carlos Weck e Manoel Francisco também participarão da celebração, já que são os únicos sacerdotes da Diocese de Criciúma que tiveram sua ordenação feita em latim. O assunto foi abordado em entrevista, confira mais:

 

Conforme o padre Vander, com a elevação à Basílica Menor, espera-se um grande número de fiéis e peregrinos na região. Segundo padre Giliard, esta é a primeira Basílica Menor do estado de Santa Catarina. “É um feito histórico porque não é o santuário mais antigo da nossa diocese, não é também, logicamente, o santuário mais antigo de Santa Catarina, exemplo de Santo Antônio dos Anjos, de Laguna, a própria Catedral Metropolitana de Florianópolis, e assim outras igrejas. Mas, devido ao fluxo, ao processo que foi realizado e mandado para o Dicastério do Culto Divino no Vaticano, então chamou a atenção os números, o tamanho e a acolhida”, explica.

O reitor do santuário ainda reforça que o espaço também está passando por outras mudanças. “Nós temos agora o término de mais um espaço religioso, que é o caminho das sete dores e das sete alegrias, e vamos agora nos ajustar, até o final do ano, para o início do ano começarmos a ampliação da cafeteria, a ampliação do espaço da loja, porque de fato nós necessitamos e carecemos de cuidar bem desses elementos para acolher bem os peregrinos que vêm, acolher bem as pessoas que se aproximam, acolher aqueles que vêm rezar”, comenta. Ouça mais:

 

Confira a programação completa acessando o Instagram aqui