Atendendo a toda a região, Urussanga agora possui uma empresa mecânica com foco na manutenção de veículos elétricos e híbridos. É a GCP Mecânica, que foi inaugurada na última sexta-feira, dia 16, e já está funcionando normalmente. A nova empresa visa ser a pioneira na região na área de veículos elétricos e híbridos, principalmente por ser um mercado em que as demandas tendem a crescer muito ainda.

De acordo com o sócio proprietário da GCP, Giancarlo Pedro, explica que carros 100% elétricos não possuem motor a combustão e são movidos somente por baterias. Já os carros híbridos têm motor a combustão, movido a gasolina ou a etanol, e também possuem um pacote de baterias. Conforme o especialista, não necessariamente a manutenção de carros elétricos será mais caro do que carros movidos a combustível. “A parte de freio, suspensão, essas partes assim mais de estrada são praticamente valores iguais a um carro convencional, não muda muito. O que é um pouco diferente é a questão de revisões de baterias e afins da parte elétrica, mas no restante é praticamente o mesmo”, explica.

Segundo Giancarlo, os carros elétricos visam atender uma demanda mundial, que é a diminuição da emissão de gases poluentes. “Entra a parte elétrica, que é uma energia mais limpa, uma energia mais renovável e se torna um veículo mais sustentável. Então, para atender essas normas de emissões, as montadoras estão se voltando, grande maioria, para desenvolvimento de carros elétricos e híbridos”, destaca. O funcionamento e manutenção desses tipos de carros foram destaque em entrevista com Giancarlo e com Camila Machado, além da história da empresa. Ouça na íntegra:

 

O especialista ainda ressalta que os carros elétricos podem ser carregados em casa, não somente nos pontos específicos em postos de gasolina. “Porém você precisa ter um carregador em casa específico para o carro, que até lá na GCP a gente pode fazer uma consultoria, que a gente tem a habilitação inclusiva da NR-10 para trabalhar com alta tensão e fornecer assessoria para quem quer instalar esse tipo de carregador em casa”, salienta. “É super importante ter em casa, até porque, dependendo do carro que você tem, às vezes você pode rodar até uma semana sem precisar carregar, mas aí chega final de semana, você bota carregar lá no final do dia, noite e já tem o carro pronto para andar mais uma semana”, comenta. Um carro elétrico, dependendo do tamanho da bateria, tem um tempo médio de carregamento de 4 a 7 horas.

Confira mais sobre a GCP no Instagram:

Acesse também:

GCP Mecânica inaugura com visão inovadora e tradição familiar em Urussanga