O Criciúma assinou um pré-contrato com o atacante Yannick Bolasie, de 34 anos. A notícia surpreendente foi divulgada pelo jornalista Fabrizio Romano, referência mundial em transferências internacionais. Bolasie nasceu na República do Congo e estava no Swansea City, do Reino Unido, e que disputa o sistema de ligas inglesas.

Na temporada 2023/24, o atacante disputou 12 partidas. Alem do Swansea, ele tem passagem por outras equipes inglesas, como Crystal Palace, Éverton e Aston Villa.

No Crystal Palace, equipe tradicional da Premier League, o congolês atuou por quatro temporadas, entre 2012 e 2016. Pela equipe londrina foram 143 jogos e 13 gols marcados.

Em 2016, se transferiu para o Everton, onde permaneceu até 2018, quando foi emprestado ao Aston Villa, e consequentemente, ao Anderlecht, da Bélgica. Pertencente ao Éverton, Bolasie foi emprestado ao Sporting, de Portugal, em 2019, e ao Middlesbrough, da Inglaterra, em 2020.

Após o término do contrato com o Everton, o jogador se transferiu ao Caykur Rizespor, da Turquia, time que defendeu por duas temporadas e marcou 20 gols.

O último jogo de Yannick Bolasie pelo Swansea foi no dia 25 de janeiro, na derrota para o Bournemouth, por 5 a 0, pela quarta fase da Copa da Inglaterra.

Na segunda divisão da Inglaterra, o Swansea, agora ex-clube de Bolasie, ocupa a 17º colocação, de 24 times, com 36 pontos em 32 jogos disputados.