A prevenção é a melhor forma para manter uma qualidade de vida. O cuidado com a visão também é válido, principalmente ao praticar algum tipo de esporte. É por isso que o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) lançou a campanha “Visão no Esporte”, com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de cuidados com a saúde dos olhos durante a prática de atividades físicas.

De acordo com o vice-presidente do órgão, doutor Newton Andrade Júnior, algumas orientações são necessárias ao praticar atividades de impacto. “Paciente que, por exemplo, têm uma predisposição a ter um deslocamento de retina, esses pacientes precisam ter um acompanhamento mais próximo do médico e precisam também ter alguns cuidados nessa prática”, destaca.

O especialista ainda reforça que uma boa visão permite melhor desempenho nos esportes. “Mas tem também o atleta do dia a dia, aquele atleta que faz exercício com o único intuito de melhorar a saúde e não em performance de desempenho, ele também vai se beneficiar porque vai se conectar melhor com o mundo e ele vai tirar melhor resultado disso”, salienta o doutor.

Conforme Newton, além do estímulo ao esporte, a campanha visa um incentivo à saúde. O assunto foi abordado em entrevista no programa Ponto de Encontro. Ouça mais na íntegra:

 

O vice-presidente do CBO ainda comenta que a campanha alerta para que as pessoas procurem um atendimento com o médico oftalmologista. “Muitas vezes quando você vai começar uma prática de esportes, os pacientes já procuram o cardiologista, mas a gente está tentando alertar também da importância de procurar o médico oftalmologista”, explica.