Os prestigiados vinhos Goethe marcam presença mais uma vez no maior evento de geração de negócios no varejo de Santa Catarina, a Exposuper, em Joinville. A 33ª edição da feira acontece até esta quinta-feira, dia 23, e reúne centenas de expositores. Entre os produtos à mostra, estão os vinhos produzidos em Urussanga, no Sul do estado.

Os produtos levam como ingrediente principal a Uva Goethe, um tipo raro e com um terroir único entre a serra e o mar catarinense. A fruta tem origem no Vales da Uva Goethe em Urussanga, onde desde 2012 há Indicação Geográfica de Procedência. A certificação é feita pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Em todas as estações do ano, diversos turistas vão até a região para degustar os vinhos Goethe e apreciar as paisagens. A prática tem fomentado o enoturismo no município e fortalecido a produção de espumantes, frisantes e vinhos exclusivos. Agora, a intenção da associação ProGoethe, composta por cinco vinícolas e diversos produtores de uva da região, é expandir a comercialização dos produtos para supermercados do estado.

Por isso, em conjunto com o Sebrae/SC e a Prefeitura de Urussanga, foi viabilizada a exposição nesta semana dos vinhos na Exposuper, em Joinville. “Esta feira é muito importante, porque estão presentes grandes supermercados do país e é uma oportunidade de divulgar esse raro vinho, que só é produzido em Urussanga”, destaca a gestora regional de turismo do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

Juliana participou de entrevista no Ponto de Encontro e falou mais sobre o evento. Confira:

 

O evento iniciou terça-feira (21) e se estende até esta quinta-feira (23). Ao todo, são mais de 250 expositores, divididos em 11 mil m² de feira. A organização projeta para esta edição atrair milhares de visitantes qualificados, especialmente proprietários, diretores, executivos, gerentes, chefes de setor e compradores do varejo supermercadista.

“É uma oportunidade grandiosa para mostrarmos os vinhos produzidos aqui no nosso Vale da Uva Goethe. Esse vinho raro, único e que só existe aqui. Nossa intenção é apresentá-los para o setor supermercadista, para que conheçam esse produto tão exclusivo em Santa Catarina e aos poucos coloquem em seus supermercados à venda. Assim, vamos atender principalmente aquelas pessoas que vêm nos visitar e depois ficam à deriva por não encontrar nossos produtos em outros locais”, explica o presidente da ProGoethe, Gilmar Trevisol.

O Ponto de Encontro também abordou o assunto com o presidente Gilmar. Ouça: