A exoneração de um servidor público de Criciúma por parte da administração municipal gerou repercussão regional. Na noite desta quarta-feira (25), o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) publicou em suas redes sociais um vídeo informando que um professor de artes de uma escola do município foi demitido após mostrar o videoclipe “Etéra” do músico Criolo aos alunos do nono ano.

Segundo o chefe do executivo, o material é considerado inapropriado, erotizado e não segue o plano de ensino. “Enquanto eu estiver aqui de plantão isto não vai acontecer, esse tipo de atitude, esse tipo de ‘viadagem’ na sala de aula”, afirmou no vídeo. A afirmação foi considerada homofóbica por muitas pessoas da região e gerou uma denúncia no Ministério Público realizada pela vereadora Giovana Mondardo (PCdoB).

Confira o vídeo publicado por Salvaro:

 

A vereadora Giovana comentou que o município enfrenta problemas sérios relacionados ao desemprego e outros causados pela pandemia. “Nos constrange enquanto cidadãos e cidadãs evidenciar não só a homofobia no maior cargo público aqui da nossa cidade, mas também a falta de responsabilidade com aquilo que é importante, com aquilo que atravessa o dia a dia das pessoas, é o preço da gasolina, é o aumento da cesta básica, aumento do gás natural”, frisou. Ouça na íntegra o posicionamento sobre o assunto da vereadora Giovana:

 

De acordo com o secretário de educação, Miri Dagostim, todas as ações realizadas nas escolas seguem um plano federal de ensino e que todas elas são acompanhadas pela administração municipal. “Essas ações que por hora apareceram por um professor isso não condiz com àquilo que o plano da educação diz”, comentou. Confira a entrevista realizada para o programa Comando Marconi:

 

Pichações

A Catedral São José, no centro de Criciúma, amanheceu com pichações nesta quinta-feira, dia 26. Frases como “Homofobia é crime tbm eaí?” e “Fora Salvaro” foram escritas nas paredes da fachada da Catedral. Outros pontos do município também foram pichados com as mesmas afirmações. Confira as fotos do local a seguir: