Durante o período de férias disponibilizado aos padres diocesanos, o pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, Giliard Cesconeto Gava, viajou à Itália, algo que faz desde 1999, ano em que se encontrou com o papa João Paulo II, e viveu momentos marcantes que contou na entrevista. Tendo viajado à Danta di Cadore, comunidade italiana da região de Vêneto, assumiu as atividades da paróquia local, no período do Natal até o dia 15 de janeiro, realizando as missas enquanto o atual pároco residente tirava férias. Após esse período, padre Giliard conta que foi visitar seu irmão, que é morador da Itália, e logo após foi à Roma, onde se encontrou novamente com o Papa Francisco.

Na manhã da sexta-feira, 19 de janeiro, juntamente com uma comitiva da cidade de Longarone, na qual continha sobreviventes da tragédia de Vajont, Giliard se encontrou pela segunda vez com o santo padre, o Papa Francisco, o qual disse que se lembrava do último encontro com Giliard e que ele deveria levar a sua benção ao povo urussanguense, o que fez o padre no final de semana de sua chegada, no dia 28 de janeiro.

Pároco Giliard Cesconetto Gava participa de visita ao Papa Francisco

O pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga, concedeu entrevista ao programa Ponto de Encontro para falar sobre a sua viagem à Itália e a Campanha da Fraternidade de 2024. Ouça na íntegra:

 

Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). Este tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022, e o padre Giliard falou sobre o objetivo geral: “A campanha da fraternidade tem como objetivo despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana. Promovendo e fortalecendo os vínculos de amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e todos os povos”. Também pontua que os objetivos específicos podem ser resumidos em nove verbos: analisar; compreender; identificar; redescobrir; acolher; aprofundar; conscientizar; estimular e incentivar.

Ao final da entrevista, o padre Giliard falou sobre as atividades da paróquia, mencionando especificamente a tradicional Missa da Saúde, que retornará na Quarta-feira de Cinzas (14). Nesse dia, estão programadas três missas que contemplarão públicos de horários variados, sendo elas às 7H, às 15H e às 19H. Também pontua que, ao decorrer da quaresma, ocorrerão encontros para meditação da Via Sacra, confissões e chegarão na paróquia os livros de grupos bíblicos em família, os chamados grupos de novena.

 “Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito! Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão. Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa-Nova do Evangelho! Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras! E que Maria, vossa serva e nossa mãe, eduque-nos para fazermos vossa santa vontade! Amém.”, encerrou o padre com a oração da campanha da fraternidade deste ano, que será rezada em todos os domingos da quaresma.