O cancelamento da Festa do Vinho, maior responsabilidade fiscal, novos recursos para Saúde e Educação, e transparência sobre o andamento das obras na rodovia dos Mineiros. Esses foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Urussanga na sessão dessa terça-feira, dia 23. Oito dos nove vereadores participaram da reunião, sendo que sete deles fizeram o uso da tribuna para fazer considerações. A vereadora Rosemeri Aparecida Mafra da Silva (PL), a Meri, não participou da sessão por motivos de saúde, e o vereador Jaison Vieira (MDB), o Barreto, não fez uso da tribuna. Condira um resumo dos assuntos abordados:
Tidinho defende responsabilidade fiscal e debate futuro da Festa do Vinho
Erotides Borges Filho (União Brasil), o Tidinho, abordou temas ligados à Infraestrutura, Gestão Pública e à realização da Festa do Vinho. Inicialmente, o vereador começou sua fala falando da rodovia da Imigração Italiana, entre Rancho dos Bugres e Pedras Grandes, após receber reclamações de moradores sobre a paralisação dos trabalhos. Segundo ele, a empresa responsável segue atuando no local, mas as chuvas recentes causaram transtornos. “O poder público tem que facilitar a vida das pessoas, não atrapalhar”, afirmou ao cobrar alternativas para garantir a trafegabilidade da via. O parlamentar também destacou o avanço das obras na rodovia que liga Barro Preto a Armazém, classificando a pavimentação como importante conquista para a comunidade.
Na sequência, parabenizou a Comissão Central Organizadora da Festa do Vinho pelo trabalho voluntário desempenhado durante a preparação do evento. “Agradar a todos é praticamente impossível”, observou, ao reconhecer os desafios enfrentados pela equipe organizadora. Ao comentar o cancelamento da festa, Tidinho reafirmou sua posição favorável a modelos mais sustentáveis financeiramente. Segundo o parlamentar, os investimentos públicos em eventos devem ser cuidadosamente avaliados diante das crescentes demandas nas áreas de Saúde e Educação. “É muito melhor o desgaste por agir responsavelmente do que ser irresponsável e não ter dinheiro para cumprir com as contas no final do ano”, declarou.
O vereador também comparou os modelos de gestão da Festa da Uva, em Caxias do Sul, e da Oktoberfest, em Blumenau, defendendo uma reflexão sobre qual formato melhor se adapta à realidade financeira de Urussanga. Para ele, a discussão deve considerar custos, arrecadação e retorno para o município. Por fim, Tidinho apresentou dados sobre os gastos com pessoal da prefeitura, destacando que os índices permanecem dentro dos limites previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O parlamentar observou que, apesar das críticas ao número de servidores, ainda existem carências em setores essenciais, como Educação e Saúde, e defendeu que o debate seja conduzido com base em informações técnicas e na realidade das necessidades do município.
Datcho destaca recursos para a Saúde e Educação
Ademir Bonomi (MDB), o Datcho, falou sobre a chegada de novos investimentos destinados ao município de Urussanga. Datcho relembrou que, na semana anterior, anunciou uma emenda parlamentar de R$ 300 mil para a área da Saúde, viabilizada pelo deputado estadual Valdir Cobalchini (MDB). Segundo ele, o recurso representa mais um reforço importante para os serviços prestados à população. “Fico feliz porque é mais uma conquista para o nosso município”, afirmou.
O vereador também comemorou a chegada de um novo veículo destinado à Secretaria de Educação. O automóvel, estacionado em frente à prefeitura no dia do pronunciamento, foi adquirido após solicitação da secretária Andressa e será utilizado principalmente no transporte e distribuição da alimentação escolar. “É um veículo que vai garantir mais eficiência, segurança e agilidade na distribuição dos alimentos escolares”, destacou. Datcho agradeceu ainda o apoio da deputada estadual Paulinha (Podemos), responsável pela destinação dos recursos, além do trabalho dos assessores Rodrigo Comin e Kátia Pazzini, que auxiliaram na articulação do pedido. Segundo ele, a conquista é resultado de um trabalho iniciado há cerca de um ano e que agora se concretiza em benefício dos estudantes da rede municipal.
Ao final, o parlamentar comentou o debate sobre o quadro de servidores públicos municipais e concordou com as observações feitas anteriormente pelo vereador Tidinho. Para Datcho, é necessário coerência ao discutir a estrutura da administração pública. “Tem gente que cobra mais médicos e profissionais, mas depois reclama do número de servidores. Precisamos pensar no que é melhor para Urussanga”, concluiu, defendendo que o foco permaneça na melhoria dos serviços prestados à população.
Caio anuncia mutirão do IPTU e convida comunidade para festa em São Pedro
Archangelo De Noni (MDB), o Caio, tratou de demandas relacionadas ao IPTU na região dos bairros De Villa, São Pedro e Águas Mornas, além de convidar a comunidade para eventos locais. O vereador iniciou destacando a importância da discussão sobre tributos e o impacto direto na prestação de serviços públicos. “A gente trabalha muito com impostos, e se vê a precisão que isso tem para a saúde e para o município”, afirmou. Durante o pronunciamento, Caio informou que, após reuniões com moradores e cobranças ao Executivo, ficou definido um mutirão de atualização cadastral imobiliária na comunidade de São Pedro. A ação será realizada com apoio técnico da Unesc e contará com atendimento do setor de tributos para revisão e inclusão de imóveis no cadastro municipal. “É importante manter os cadastros em dia e ouvir as demandas da comunidade”, destacou ao explicar o objetivo da iniciativa. O vereador também detalhou que o atendimento ocorrerá no dia 2 de julho, das 9h30 às 19h, no salão da comunidade, sem interrupção ao meio-dia. Segundo ele, os moradores deverão levar documentos pessoais e comprovantes de residência para atualização dos dados. “Se não fosse essa reunião, eu mesmo faria o cadastro e deixaria para o próximo ano, mas agora vamos ver se isso vai funcionar”, comentou ao relatar sua avaliação sobre o processo.
Caio ressaltou ainda a importância da participação dos moradores, embora tenha demonstrado preocupação com a adesão devido à rotina de trabalho da população. Ele afirmou ter dialogado com a comunidade para reforçar a necessidade de comparecimento e garantir a eficácia do mutirão. Por fim, o vereador aproveitou para convidar a população para a tradicional festa da comunidade de São Pedro, que ocorrerá no fim de semana dos dias 28 e 29. O evento contará com almoço e programação comunitária. “Quero convidar o povo em geral para participar da nossa festa em São Pedro”, concluiu.
Ivan cobra informações sobre obras, questiona Gestão Municipal e pede transparência sobre a rodovia dos Mineiros
O vereador Ivan Vieira (PL) falou principalmente sobre a rodovia dos Mineiros. Ele criticou a ausência de respostas claras por parte do Executivo e afirmou que a população segue sem retorno. “Toda vida que a gente tem que fazer barulho para alguém dizer alguma coisa?”, questionou ao relatar dificuldades para obter informações mesmo com solicitações internas e tentativas de articulação para esclarecimentos junto a órgãos competentes. O vereador também ampliou as críticas à estrutura administrativa do município, mencionando o número de cargos e a condução de algumas políticas públicas. Segundo ele, há inconsistências entre cobranças feitas pela população e justificativas apresentadas pelo governo. “A gente escuta falar em bagunça”, disse, ao comentar gastos, organização interna e decisões administrativas que, segundo ele, precisam ser revistas.
Vieira ainda citou a Festa do Vinho e defendeu a necessidade de reavaliação do modelo de eventos financiados com recursos públicos. Para ele, o momento exige cautela com despesas diante de demandas mais urgentes, especialmente na área da Saúde. “Eu queria estar aqui dizendo que o nosso município está bem, mas não está”, afirmou, ao mencionar também dificuldades em atendimentos médicos e espera por exames especializados. Encerrando sua fala, o vereador reforçou que seguirá exercendo papel fiscalizador. Ele destacou que sua atuação não busca consenso político, mas respostas às demandas da população. “Não vim aqui para fazer amizade”, declarou, ao afirmar que continuará cobrando explicações sobre obras, serviços e investimentos municipais, especialmente aqueles que, segundo ele, seguem sem andamento ou transparência adequada.
Lete pede retorno de curso para gestantes e cobra melhorias no cemitério de Santana
Izolete Duarte Vieira (PP), a Lete, usou a tribuna para falar sobre diferentes demandas da comunidade. A presidente do Legislativo chamou atenção para uma situação crítica no cemitério do bairro Santana, relatando preocupação com a falta de condições adequadas no local. Segundo a vereadora, moradores procuraram auxílio diante das dificuldades enfrentadas. “Eles não sabem nem o que fazer”, afirmou, ao relatar que, em caso de falecimento, famílias poderiam ser obrigadas a utilizar o Cemitério Municipal devido à situação da estrutura local. Ela pediu atenção do Legislativo e do Executivo para a resolução do problema.
Em outro momento da fala, Lete destacou a importância de políticas públicas voltadas à saúde da mulher e defendeu o retorno do curso de gestantes no município. O programa, segundo ela, oferecia encontros com profissionais da saúde e abordava temas como gestação, parto, amamentação e cuidados com o bebê, além de promover acolhimento e troca de experiências entre as participantes. A vereadora ressaltou ainda que a iniciativa incluía certificado e kit maternidade, reforçando o impacto positivo para as famílias. “Investir na gestação é investir na saúde da mãe e do bebê”, disse, ao solicitar que a Secretaria de Saúde avalie a retomada do projeto, especialmente diante do fato de que gestantes precisam se deslocar para outros municípios para o parto.
Por fim, Lete mencionou sua participação em eventos comunitários, como a criação de uma associação voltada ao atendimento de famílias atípicas e a posse do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Ela também destacou o programa Geração Cidadã, que recebeu alunos da Apae e do Colégio Monsenhor, ressaltando a importância da aproximação entre o Legislativo e a comunidade escolar.
Zé Bis fala de obras, saúde e questiona cancelamento da Festa do Vinho
O vereador José Carlos José (PP), o Zé Bis, no primeiro momento, anunciou a destinação de recursos para a área da Educação. Segundo ele, uma emenda de R$ 200 mil, viabilizada pela deputada Geovania de Sá (Republicanos), já está disponível para a reforma da Escola Dirceo Maccari, incluindo melhorias na estrutura do Parque Municipal. Ele afirmou ainda que eventuais valores remanescentes poderão ser aplicados na Saúde. Na sequência, Zé Bis mencionou outra emenda de R$ 200 mil, obtida junto ao deputado José Milton Scheffer (PP), destinada à reforma de uma unidade escolar na região da Boa Vista. O vereador destacou que parte dos recursos também deverá ser utilizada para o “zeramento da fila” de exames, visando reduzir a demanda reprimida na área da saúde.
O parlamentar também comentou ações de desassoreamento de rios no município, afirmando que os trabalhos vêm sendo executados em diferentes bairros. Ele destacou a atuação da administração municipal e do setor responsável, mencionando medidas preventivas diante das previsões relacionadas ao fenômeno climático El Niño. Por fim, o vereador abordou o cancelamento da Festa do Vinho, questionando aspectos administrativos e contratuais da decisão. Ele pediu esclarecimentos sobre a organização do evento, contratos firmados e possíveis ressarcimentos, além de destacar a importância cultural e econômica da festa para o município de Urussanga.
Teba cobra transparência após cancelamento da Festa do Vinho
A vereadora Teresinha Zanatta (PSD), a Teba, abordou sobre o cancelamento da Festa do Vinho, classificando o evento como um patrimônio cultural e histórico de Urussanga. Segundo a parlamentar, a edição deste ano havia sido organizada com maior antecedência, com a formação da Comissão Central Organizadora e planejamento prévio para execução do evento. A vereadora reconheceu dificuldades administrativas e financeiras do poder público, além de possíveis divergências internas na organização, mas afirmou que a decisão de cancelamento, tomada a menos de 50 dias da realização da festa, gerou impactos significativos na credibilidade do evento e no planejamento de diversos setores envolvidos.
Em outro ponto, Teba destacou os prejuízos econômicos causados pela decisão, mencionando comerciantes e entidades que já haviam investido em produtos e estruturas para o período da festa. Ela também criticou a falta de comunicação durante o processo, afirmando que rumores e incertezas se espalharam antes de um anúncio oficial. Por fim, a vereadora ressaltou que não questiona a necessidade de cautela diante de possíveis eventos climáticos extremos, mas sim a condução do processo decisório. Teba afirmou ter protocolado requerimento solicitando informações sobre os gastos já realizados e defendeu mais transparência e planejamento para evitar prejuízos futuros ao município.
Matérias votadas e aprovadas:
Projeto de Lei PL nº 07/2026 – Denomina via pública “Teresinha Carara Fornasa”, localizada no Bairro Rio América Baixo, no Município de Urussanga, e dá outras providências (Autoria – Vereadora Izolete Duarte Vieira/PP).
Projeto de Lei PL nº 08/2026 – Denomina via pública “Domingos Fornasa”, localizada no Bairro Rio América Baixo, no Município de Urussanga, e dá outras providências (Autoria – Vereadora Izolete Duarte Vieira/PP).
Requerimento nº 38/2026 – Solicita seja enviado expediente à Médica Veterinária Senhora Fernanda Camacho, convidando-a a participar de reunião ordinária nesta Casa Legislativa, em data de sua conveniência, ou que indique pessoa habilitada, para expor sobre o trabalho desenvolvido em relação aos cuidados e à proteção dos animais no Município de Urussanga (Autoria – Vereador José Carlos José/PP).
Requerimento nº 39/2026 – Solicita ao Poder Executivo que sejam encaminhadas informações sobre o cancelamento da XXII Festa do Vinho (Autoria – Vereadora Teresinha Zanatta/PSD).
Indicação nº 108/2026 – Sugere ao Poder Executivo que, por meio do setor competente, viabilize a realização de processo administrativo de concessão de uso de espaços no interior do Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, visando à implantação de estabelecimentos e serviços que contribuam para a movimentação e valorização do local (Autoria – Vereador José Carlos José/PP).
Indicação nº 109/2026 – Sugere ao Poder Executivo que, por meio do setor competente, providencie a ampliação do Ginásio Centenário, neste Município (Autoria – Vereador José Carlos José/PP).
Indicação nº 110/2026 – Sugere ao Poder Executivo Municipal a instalação de cercamento no Parque Infantil do Bairro Bela Vista, no Município de Urussanga (Autoria – Vereador Ivan Vieira/PL).
Indicação nº 111/2026 – Sugere ao Poder Executivo que determine à Secretaria de Obras a manutenção e reparos na Rua Cadore, no Bairro Nova Itália (Autoria – Vereador Ivan Vieira/PL).
Proposta de Moção nº 24/2026 – Solicito o envio de Moção de Aplauso à Senhora Marinete Martins, pelo excelente trabalho prestado na Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL, de Urussanga (Autoria – Vereador Jaison Vieira/MDB).
Proposta de Moção nº 25/2026 – Solicito o envio de Moção de Aplauso à Senhora Natália Peraro, pela apresentação do seu segundo livro na Bienal do Livro de São Paulo (Autoria – Vereador Jaison Vieira/MDB).




































